Esse programa tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso aos serviços públicos e estimular a participação da sociedade no monitoramento destes serviços.
Quais os benefícios?
– Ampliar o controle social
– Promover a melhoria da qualidade do atendimento prestado
– Garantir a efetividade na prestação dos serviços
– Repassar informações úteis e de qualidade para a solicitação dos serviços, em todos os meios de comunicação possíveis (presencial, internet e telefônico).
Como o próprio nome já diz, é a ouvidoria que transita, que se desloca.
Encontramos aqui uma oportunidade para ouvirmos a sociedade no local em que se encontram!
Nossos principais objetivos com essa ação são:
– Aproximar o cidadão da Administração Pública: ouvir as demandas da sociedade para poder aprimorar as políticas públicas e os serviços prestados;
– Aplicar pesquisa: coletar a percepção do cidadão quanto à execução do serviço de ouvidoria e demais serviços públicos; e
– Divulgar as Cartas de Serviços: esclarecer, de forma presencial, quais são os serviços prestados e como funcionam.
São encontros com ações de sensibilização e aplicações de pesquisa de satisfação interna para:
– Aproximar e criar vínculos;
– Humanizar o trabalho;
– Aprender a ouvir e
– Aprender a falar.
Nossos objetivos com esse Programa são:
-Valorizar e empoderar os ouvidores e equipe;
– Melhorar a relação interpessoal e
– Identificar as competências individuais para elaborar as organizacionais.
Fazem parte desse Programa os seguintes Projetos:
Faça uma visita ou convide outra ouvidoria integrante da rede SIGO-DF para:
– Troca de boas práticas;
– Assuntos em comum;
– Quais os projetos em andamento;
– Entre outros assuntos.
Vejam as dicas para uma visita de sucesso e o relatório modelo a ser enviado para a Ouvidoria-Geral do DF.
BATE-PAPO COM A OUVIDORIA
– Você pode convidar servidores de dentro da sua instituição para apresentar o trabalho da sua ouvidoria ou
– Pode ser convidado a falar da sua ouvidoria em evento promovido pela seu órgão.
Em qualquer uma das opções, temos orientações para você e um modelo de relatório para seguir.
Envie mensagens curtas com temas envolvendo a ouvidoria para os diversos setores do seu órgão.
Para facilitar o planejamento, criamos um documento com orientações e um modelo de relatório.
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal é responsável por desenvolver a Formação Continuada dos ouvidores no âmbito do DF.
Nosso grande objetivo aqui é proporcionar capacitação permanente, primando pela efetiva qualificação do servidor em prol da melhoria na prestação da atividade e dos serviços públicos.
Oferecemos e recomendamos cursos e oficinas que permitem aos servidores obter conhecimentos, habilidades e atitudes para atuarem como profissionais ouvidores-gestores. Queremos nossas ouvidorias atuando como efetivas ferramenta de gestão.
⇒ Essa Formação é composta por uma trilha de aprendizagem que contempla 3 módulos:
– BÁSICO — ambientar os novos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria por meio da apresentação das ferramentas de trabalho, metodologias a serem utilizadas e normas aplicáveis
– AVANÇADO — aprofundar os conhecimentos e as práticas dos ouvidores ou membros das equipes, trocas de experiências e possíveis convidados externos
– ATUALIZAÇÃO — aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria, com o intuito de propiciar ao servidor instrumentos e ferramentas gerenciais que o qualifiquem a fornecer subsídios efetivos ao aprimoramento da gestão pública.
⇒ Certificação
– Após conclusão de cada curso o aluno receberá certificado específico
– Após a conclusão dos 3 módulos, sem obrigatoriedade de serem cursados de forma sequencial, o servidor irá adquirir a “Certificação em Ouvidoria Pública – SIGO-DF” – documento complementar e exclusivo para aqueles que cumprirem com 100% dos cursos oferecidos.
⇒ Cursos e oficinas obrigatórios para a Certificação em Ouvidoria da Ouvidoria-Geral do DF:
MÓDULO BÁSICO:
⇒ Ambientação para os novos ouvidores
⇒ Formação em Ouvidoria (EAD)
⇒ Assédio na Administração Pública (EAD)
⇒ Transparência, Ética e Controle Social (EAD)
MÓDULO AVANÇADO:
⇒ Gestão de Riscos eIntegridade
⇒ Qualidade da Resposta em Ouvidoria
⇒ Atendimento Inclusivo e Acessível em Ouvidoria
⇒ Lei Geral de Proteção de Dados aplicada às Ouvidorias Públicas
⇒ Gestão de Conflitos em Ouvidoria
⇒ Planejamento Estratégico em Ouvidoria
⇒ Gestão da informação e relatórios de Ouvidoria
⇒ Análise de Denúncia no Âmbito Correcional
MÓDULO ATUALIZAÇÃO:
⇒ Relatórios de Ouvidoria
⇒ Atendimento em Ouvidoria – (casos complexos)
⇒ Comunicação no ambiente de Ouvidoria
⇒ Linguagem simples
⇒ Escola de Governo do Distrito Federal
– Atendimento ao cidadão
– Ética e serviço público
⇒ Instituto Legislativo Brasileiro
– Ética e Administração Pública
– Excelência no Atendimento
– Gestão Estratégica com foco na Administração Pública
– Lei de Acesso à Informação
– Ouvidoria na Administração Pública (parceria CGU/ILB)
– Gestão em Ouvidoria
– Controle Social
– Ética e Serviço Público
– Introdução à Gestão de Processos
– Acesso à Informação
– Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias
– Defesa do Usuário e Simplificação
– Tratamento de Denúncias em Ouvidoria
Observação: apesar da similaridade dos cursos, a certificação da Ouvidoria-Geral da União é uma complementação à formação continuada, não substituindo a Certificação em Ouvidoria Pública – SIGO/DF emitida pela OGDF que tem conteúdo específico para rede de ouvidorias públicas que integram o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF.
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