A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal é responsável por desenvolver a Formação Continuada dos ouvidores no âmbito do DF.
Nosso grande objetivo aqui é proporcionar capacitação permanente, primando pela efetiva qualificação do servidor em prol da melhoria na prestação da atividade e dos serviços públicos.
Oferecemos e recomendamos cursos e oficinas que permitem aos servidores obter conhecimentos, habilidades e atitudes para atuarem como profissionais ouvidores-gestores. Queremos nossas ouvidorias atuando como efetivas ferramenta de gestão.
⇒ Essa Formação é composta por uma trilha de aprendizagem que contempla 3 módulos:
– Módulo I: Começando o trabalho de ouvidoria— ambientar os novos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria por meio da apresentação das ferramentas de trabalho, metodologias a serem utilizadas e normas aplicáveis
– Módulo II: Produzindo resultados para melhorar vidas— aprofundar os conhecimentos e as práticas dos ouvidores ou membros das equipes, trocas de experiências e possíveis convidados externos
– Módulo III: Conhecendo novos temas — aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria, com o intuito de propiciar ao servidor instrumentos e ferramentas gerenciais que o qualifiquem a fornecer subsídios efetivos ao aprimoramento da gestão pública.
⇒ Certificação
– Após conclusão de cada curso o aluno receberá certificado específico
– Após a conclusão dos 3 módulos, sem obrigatoriedade de serem cursados de forma sequencial, o servidor irá adquirir a “Certificação em Ouvidoria Pública – SIGO-DF” – documento complementar e exclusivo para aqueles que cumprirem com 100% dos cursos oferecidos.
*Observação: Módulo I (Ambientação para novos ouvidores) é obrigatório para os ouvidores que entraram a partir de 2023.
⇒ Cursos obrigatórios para a Certificação em Ouvidoria:
*Observação: as datas dos cursos podem sofrer alterações.
MÓDULO I: Começando o trabalho de ouvidoria
⇒ Ambientação para os novos ouvidores – obrigatório para os ouvidores que entraram a partir de 2023
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO | TURMA |
27/02/2023 | 03/03/2023 | 8 às 12h | Matutino | Ambientação para os novos ouvidores | 1 |
12/06/2023 | 16/06/2023 | 8 às 12h | Matutino | Ambientação para os novos ouvidores | 2 |
21/08/2023 | 25/08/2023 | 8 às 12h | Matutino | Ambientação para os novos ouvidores | 3 |
23/10/2023 | 27/10/2023 | 8 às 12h | Matutino | Ambientação para os novos ouvidores | 4 |
MÓDULO II: Produzindo resultados para melhorar vidas
⇒ Gestão do Atendimento em Ouvidoria
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO | TURMA |
25/04/2023 | 26/04/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Gestão do Atendimento em Ouvidoria | 1 |
à definir | à definir | 14 às 18h | Vespertino | Gestão do Atendimento em Ouvidoria | 2 |
⇒ Desenvolvendo Projetos de Ouvidoria
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO |
TURMA |
02/05/2023 | 03/05/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Desenvolvendo projetos de ouvidoria | 1 |
16/05/2023 | 17/05/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Desenvolvendo Projetos de Ouvidoria | 2 |
23/05/2023 | 24/05/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Desenvolvendo Projetos de Ouvidoria | 3 |
⇒Produzindo Resultados de Ouvidoria
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO | TURMA |
05/06/2023 | 07/06/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Produzindo Resultados de Ouvidoria | 1 |
13/06/2023 | 15/06/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Produzindo Resultados de Ouvidoria | 2 |
18/07/2023 | 20/07/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Produzindo Resultados de Ouvidoria | 3 |
25/07/2023 | 27/07/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Produzindo Resultados de Ouvidoria | 4 |
Observação: curso optativo – não faz parte da certificação
INÍCIO DO CURSO | TÉRMINO DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO | TURMA |
04/05/2023 | 05/05/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Canva para Ouvidores | 1 |
31/07/2023 | 01/08/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Canva para Ouvidores | 2 |
MÓDULO III: Conhecendo novos temas - Será realizado a partir de 2024
⇒ Entendendo denúncias, ética e integridade
⇒ Atendimento inclusivo e acessível
⇒ Aprendendo a se comunicar melhor
CURSO: Formação em Governança de Serviços do GDF
⇒ Tem a finalidade de capacitar os ouvidores e demais servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Distrital.
⇒ O curso será composto por capacitação, protótipo, implementação e avaliação.
⇒ Para o referido curso será emitido uma certificação especifica após a conclusão de todas as etapas.
CURSO | DATA DO CURSO | HORÁRIO | CARGA HORÁRIA | INSTRURORAS | |
Formação em Governança de Serviços do GDF
Turma 1 – EU TENHO
|
Datas dos encontros: 15/08/2023 e 17/08/2023 31/10/2023 |
14h às 18h |
36 horas |
Cecília Souza da Fonseca
e
Maria Fernanda Cortes de Oliveira
|
|
Formação em Governança de Serviços do GDF
Turma 2 – EU FAÇO A
|
Datas dos encontros: 22/08/2023 e 24/08/2023 12/09/2023 e 14/09/2023 31/10/2023 |
14h às 18h |
36 horas |
Cecília Souza da Fonseca
e
Maria Fernanda Cortes de |
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162