Governo do Distrito Federal
5/01/23 às 13h01 - Atualizado em 5/01/23 às 13h01

Formação Continuada em Ouvidoria Pública

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A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal é responsável por desenvolver a Formação Continuada dos ouvidores no âmbito do DF.

Nosso grande objetivo aqui é proporcionar capacitação permanente, primando pela efetiva qualificação do servidor em prol da melhoria na prestação da atividade e dos serviços públicos.

Oferecemos e recomendamos cursos e oficinas que permitem aos servidores obter conhecimentos, habilidades e atitudes para atuarem como profissionais ouvidores-gestores. Queremos nossas ouvidorias atuando como efetivas ferramenta de gestão.

⇒ Essa Formação é composta por uma trilha de aprendizagem que contempla 3 módulos:

– BÁSICO — ambientar os novos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria por meio da apresentação das ferramentas de trabalho, metodologias a serem utilizadas e normas aplicáveis

– AVANÇADO — aprofundar os conhecimentos e as práticas dos ouvidores ou membros das equipes, trocas de experiências e possíveis convidados externos

– ATUALIZAÇÃO — aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria, com o intuito de propiciar ao servidor instrumentos e ferramentas gerenciais que o qualifiquem a fornecer subsídios efetivos ao aprimoramento da gestão pública.

⇒ Certificação

– Após conclusão de cada curso o aluno receberá certificado específico

– Após a conclusão dos 3 módulos, sem obrigatoriedade de serem cursados de forma sequencial, o servidor irá adquirir a “Certificação em Ouvidoria Pública – SIGO-DF” – documento complementar e exclusivo para aqueles que cumprirem com 100% dos cursos oferecidos.

⇒ Cursos e oficinas obrigatórios para a Certificação em Ouvidoria da Ouvidoria-Geral do DF:

 

MÓDULO BÁSICO:

⇒ Ambientação para os novos ouvidores

⇒ Formação em Ouvidoria (EAD)

⇒ Assédio na Administração Pública (EAD)

⇒ Transparência, Ética e Controle Social (EAD)


MÓDULO AVANÇADO:

⇒ Gestão de Riscos eIntegridade

⇒ Qualidade da Resposta em Ouvidoria

⇒ Atendimento Inclusivo e Acessível em Ouvidoria

⇒ Lei Geral de Proteção de Dados aplicada às Ouvidorias Públicas

⇒ Gestão de Conflitos em Ouvidoria

⇒ Planejamento Estratégico em Ouvidoria

⇒ Gestão da informação e relatórios de Ouvidoria

⇒ Análise de Denúncia no Âmbito Correcional


MÓDULO ATUALIZAÇÃO:

⇒ Relatórios de Ouvidoria

⇒ Atendimento em Ouvidoria – (casos complexos)

⇒ Comunicação no ambiente de Ouvidoria

⇒ Linguagem simples


⇒ Quantidade de servidores com “Certificação em Ouvidoria Pública – SIGO-DF”:

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