Governo do Distrito Federal
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20/03/24 às 14h53 - Atualizado em 20/03/24 às 14h54

Ouvidoria Day debate controle social e transparência pública com ajuda da Ouvidoria do GDF

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Controladoria foi convidada para falar sobre como tem atuado no Distrito Federal 

  

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) participou do “Ouvidoria-Day”, encontro voltado para o fortalecimento de ouvidorias, organizado pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) e promovido pela Escola de Contas Públicas, que aconteceu dia 19 de março, no Plenário do TCDF. A Controladoria-Geral do DF foi convidada a somar no debate ao lado da ouvidoria do Tribunal de Contas da União. 

 

A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, representou a CGDF com a palestra “Atuação da Ouvidoria-Geral do DF”. Para Cecília o encontro é importante para dar voz ao ouvidor e apontar melhorias nas atividades desempenhadas por eles. “Nós [ouvidores] atuamos em rede há 12 anos e muitos profissionais estão aqui há quase 20 anos atuando na área. Então é muito importante resgatar o papel do ouvidor e a importância do seu serviço para a sociedade”, ressaltou a ouvidora-geral.  

 

A ouvidoria-geral apresentou aos participantes casos importantes que nortearam a evolução do atendimento nas ouvidorias, como por exemplo, o reforço da acessibilidade. Ela falou sobre a adequação do Participa DF para melhorar a experiência do usuário com deficiência visual que utiliza o NVDA (NonVisual Desktop Access). E, também, sobre a possibilidade de atendimento de um intérprete da Libras para auxiliar, por videoconferência, no registro de ouvidoria. “Além de todas essas alternativas, existe ainda a possibilidade de instalação, extensões e aplicações da Suíte VLibras, que reproduzem um assistente virtual com tradução em tempo real, o que auxilia o cidadão com deficiência visual”, explicou Cecília. 

  

A anfitriã do evento, ouvidora do Tribunal de Contas do DF, Juliane Azevedo, falou da iniciativa de realizar o encontro e trazer temas tão importantes como controle social e transparência. “O TCDF abre as portas para as ouvidorias do GDF com o intuito de facilitar as trocas de boas práticas, melhorar a convivência e estreitar laços. E com isso tornar nossa comunicação mais fácil e assertiva”, disse Juliana.  

  

Ela, que também é coordenadora da Rede Ouvir DF, falou sobre a integração dos órgãos. “Participar da Rede Ouvir para nós é um orgulho muito grande porque possibilita uma facilidade na troca de demandas e na agilidade das respostas. E isso quem ganha é o cidadão sempre”, finalizou.  

 

Mônica Cotrim trouxe a visão do TCU sobre a participação social com a palestra “O Controle Social com ferramenta de Transparência e Responsabilidade – O poder da Participação Cidadã”. De acordo com a secretaria, a participação cidadão ainda está engatinhando e ainda pode alcançar patamares ainda maiores. “O cidadão ainda desconhece a importância da sua participação nas decisões públicas. É preciso incentivar o exercício deste direito”, explicou. 

 

O evento contou com a participação das ouvidorias públicas, servidores do TCDF para o debate de pautas de aprimoramento das ouvidorias, fortalecimento do papel dessas unidades nas instituições públicas e destacá-las como instrumento de fomento ao controle social e a transparência pública. 

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