13/06/17 às 18h27 - Atualizado em 29/10/18 às 12h37

Humanização no Trabalho – tema de mais um encontro de Ouvidores

Os ouvidores dos órgãos que compõem o Governo do Distrito Federal estiveram reunidos, na tarde do último dia 09/06, em mais uma edição do projeto “Ouvindo os Ouvidores”. Descontração e muita animação marcaram o encontro, que aconteceu na Transitolândia – escolinha de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Sobradinho.

Maurício Ludovice, diretor-presidente do DER, deu as boas-vindas aos ouvidores. Na sequência, o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, falou dos resultados alcançados pelas Ouvidorias do DF nos últimos meses, com destaque para o mês de abril, quando mais de 70% das manifestações foram respondidas no prazo.

Destacou, ainda, que o índice de satisfação do usuário subiu de 50% (set/2016) para 71% (maio/2017), “o que é resultado de um conjunto de esforços”. “Tenho ficado extremamente feliz com o trabalho que vocês têm realizado no DF”, declarou. Segundo o ouvidor-geral, José dos Reis de Oliveira, o grau de resolutividade também está maior.

Com foco na “Humanização no Trabalho”, o analista e psicólogo José Vanderley, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, deu início às atividades de grupo. Ao som de uma música, os ouvidores foram instruídos a trocarem de lugar, para que cada um tivesse uma ideia de como encaram as mudanças.

Em outra atividade, cada ouvidor teve que representar uma parte de um ônibus. Ao final, todos tiveram que ir para a área externa da Transitolândia e formarem um ônibus, cada um assumindo o papel que escolheu pra si, como volante, pneu, catraca, etc. Além de um momento muito divertido, a atividade proporcionou a todos a certeza de que, como em um ônibus, a ouvidoria do DF é um grupo que precisa andar junto para que toda a rede funcione. Ao final do evento, os participantes desfrutaram de um delicioso lanche, com quitutes juninos trazidos pelos próprios ouvidores.

O Projeto

A primeira etapa do projeto aconteceu em março deste ano, com foco na aproximação e criação de vínculo. Desta vez, o objetivo foi o de promover a humanização no trabalho. Para a condução das atividades, o encontro contou com a participação do servidor do MPDFT e psicólogo, José Vanderlei.

Outros dois momentos estão previstos para acontecer no segundo semestre deste ano com as temáticas “Aprendendo a Ouvir”, e “Aprendendo a Falar”.

Depoimentos de participantes

José Raimundo Felix, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), “O mais proveitoso desses eventos é a nossa integração. A cada encontro vamos familiarizando-nos uns com os outros, o que fortalece toda a rede de ouvidoria”, disse.

Maria Auxiliadora, servidora da ouvidoria da Administração Regional do Lago Sul e Jardim Botânico “quero externar que realmente foi um encontro muito proveitoso e por não dizer, maravilhoso!”

Fernanda Nogueira, ouvidora do Hemocentro, avaliou “foi uma tarde gostosa, de bons encontros e reflexão.”

*Matéria escrita em parceria com Karla Cardoso – Ouvidora da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos do DF – Sinesp e com informações da Ascom/CGDF.

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162