Hoje e amanhã, 6 e 7, durante todo o dia, servidores da Ouvidoria Geral do DF participam de mais um evento organizado pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), órgão da Controladoria-Geral da União (CGU). O Projeto Ciranda de Ouvidorias, iniciativa da OGU, realiza-se com o objetivo de estimular e difundir o debate e a formulação de políticas voltadas às Ouvidorias Públicas.
Neste ano, foram realizadas quatro Cirandas Regionais, que ocorreram em: Sergipe, Espírito Santo, Paraná e Pará. Promovidos pela OGU e pelas unidades regionais da CGU, com o apoio de parceiros estaduais, os eventos contaram com expressiva participação de ouvidorias públicas e de órgãos públicos de controle interno.
Em sua etapa final, e como fechamento desse processo, a Ciranda Nacional visa debater as instruções e diretrizes para o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal; apresentar o Portal Ouvidorias.gov; e mostrar o novo Sistema Eletrônico que será disponibilizado às ouvidorias para a gestão das manifestações.
Participante ativa dos eventos e treinamentos realizados pela CGU, a Ouvidoria Geral do DF, Vera Lúcia Coelho, destacou, durante a abertura do encontro, a importância do debate na esfera Federal. “A Ciranda Nacional de Ouvidorias traz novidades para a prática das atividades de ouvidorias no âmbito Federal. Considero muito importante essa troca de experiência, pois o cidadão que é acolhido por uma ouvidoria no DF e tem sua manifestação atendida, com certeza terá a mesma ideia quanto ao atendimento no âmbito das ouvidorias Federais e vice versa. Com isso fortalecemos a participação popular em todas as esferas de governo”.
Durante a abertura, realizada na manhã desta quinta-feira (6), o secretário-executivo da CGU, Carlos Higino, salientou que a realização do evento veio num momento bastante oportuno para o país, no qual “está em discussão o aumento da democracia participativa, inclusiva, em complementaridade à democracia representativa”. Nesse sentido, as ouvidorias possuem um papel essencial, uma vez que dá voz ao cidadão.
A evolução da participação social nos últimos anos também foi exaltada pelo secretário-executivo. “A abertura da Administração Pública para o cidadão tem avançado bastante recentemente, o que tem fortalecido uma sociedade mais fraterna e pautada em escutar as pessoas na formulação e execução das políticas públicas”, afirmou. Higino também ressaltou a expansão das ouvidorias, as melhorias das estruturas, a ampla discussão do Sistema de Ouvidorias e o fomento às ouvidorias em estados e municípios.
O Projeto Ciranda de Ouvidorias reúne ouvidores, servidores, acadêmicos e autoridades públicas. O evento tem apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o patrocínio da Eurosocial e dos Correios. Mais informações: cgouv@cgu.gov.br ou (61) 2020-6849.
Fonte: OGDF – com informações da OGU.
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162