Governo do Distrito Federal
14/10/22 às 10h41 - Atualizado em 14/10/22 às 11h24

Servidores aprendem a atuar em casos complexos

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Curso tem o objetivo de capacitar servidores para situações inusitadas

 

Nesta terça-feira (19/7), o curso de Atendimento em Ouvidoria para casos complexos reuniu servidores de diversas secretarias e entidades do Governo do Distrito Federal (GDF). O evento ocorreu na Escola de Governo – EGOV e foi ministrado pela psicóloga da Secretaria da Saúde, Adriana D´Ajuz.

 

 

Para o ouvidor do Instituto de Pesquisa do Distrito Federal (IPDF), a antiga Codeplan, Jorge Alves, que trabalha na ouvidoria desde 2019, o curso é mais complexo do que parece: “Na Ouvidoria, você aprende com o tempo. O princípio é querer ouvir, porque toda vez que você recebe uma mensagem, você quer entender porque aquela pessoa te procurou. Nada é à toa, este universo é o que mais me fascina neste curso. A Ouvidoria é o lugar onde se tem mais situações inusitadas, porque depende do outro”.

 

A psicóloga Adriana D´Ajuz reflete: “O tempo todo eu tenho que estar em equilíbrio durante o atendimento. Estar atenta comigo e com o outro. Não há nada melhor que uma relação. É um caminho de aprendizado para o resto da vida”.

 

O curso aborda temas como rótulos e complicações, reconhecimento de emoções, possíveis intervenções, e algumas técnicas, entre elas a respiração como recurso terapêutico.

 

Trilha de aprendizagem

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, unidade da Controladoria-Geral do DF, promove uma trilha de aprendizagem para quem atua na área, dentro do Programa de Formação Continuada. O curso Atendimento em Ouvidoria para casos complexos faz parte do módulo avançado, de aprofundamento dos assuntos tratados no dia a dia das ouvidorias.

 

“Capacitação contínua é um pilar da atuação da rede de Ouvidorias do GDF. Desenhamos uma trilha de aprendizagem, porque entendemos que todo servidor que atua na Ouvidoria precisa percorrer um caminho ao longo da sua trajetória, desde o momento em que chega na rede e começa a desempenhar as funções, o servidor é acolhido e capacitado, recebe orientações diárias por meio das visitas técnicas e das dúvidas esclarecidas diretamente pela equipe da Ouvidoria-Geral. E mesmo aqueles que já possuem um tempo maior de experiência na área, precisam se atualizar e se integrar com os demais colegas. Afinal, nos cursos, além do aprendizado, também há maior integração entre todos, o que facilita o nosso trabalho no dia a dia e promove motivação pessoal”, explica a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.

 

Nos dias 26 e 27 de julho, será ministrado mais um curso, em novo formato, que também faz parte da trilha de aprendizagem: Comunicação no Ambiente de Ouvidoria. Será na Escola de Governo, em formato de oficina, com exercícios práticos e bastante interação entre os participantes. Ao final da trilha de aprendizagem, os participantes recebem certificação.

 

Sistema de Ouvidoria

No dia 14 de julho, a Ouvidoria-Geral do DF realizou uma troca de experiências com a Ouvidoria-Geral de Santa Catarina, apresentando o sistema OUV-DF para os servidores que atuam no estado. O encontro foi on-line. A Ouvidoria de Santa Catarina busca adquirir um novo sistema de gerenciamento de ouvidorias e, por isso, ficou interessada em conhecer como funciona o OUV-DF.

 

 

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