Índice de satisfação próximo a 100%. Este foi o dado constatado pela Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) ao realizar pesquisa com os doadores de sangue de janeiro a setembro deste ano.
Segundo os dados referentes a anos anteriores, percebe-se um aumento gradual. Sendo 75% em 2010; 97% em 2011; 96,3% em 2012 e chegando a 97,3% este ano – ainda sem contabilizar os últimos três meses.
Para a ouvidora da instituição, Ana Rita de Carvalho, “este aumento deve-se à implementação da Ouvidoria na Instituição, que passou a acolher as demandas dos doadores e fazer a gestão das informações consolidadas pela Pesquisa de Satisfação”.
Acolhendo e encaminhado críticas, elogios e sugestões, a Ouvidoria/FHB contribuiu para viabilizar melhorias tais como:
1- Implantação de transporte gratuito para os doadores e pacientes, no trajeto Rodoviária – Hemocentro – Rodoviária durante todo o dia;
2- Diminuição do tempo de espera do doador por meio da contratação e capacitação de pessoal;
3- Maior variedade no cardápio de lanche oferecido após a doação de sangue (reposição de nutrientes e hidratação do doador);
4- Substituição da embalagem de isopor do lanche do doador visando à economicidade e sustentabilidade;
5-Implantação do Sistema de Senha Inteligente, dando maior agilidade e organização ao atendimento;
6- Implantação do teste rápido detector de malária para candidatos à doação de sangue que tenham viajado para área endêmica;
7- Humanização do atendimento com a implantação do serviço de Acolhimento e melhoria da estrutura física;
8- Reserva de vagas no estacionamento para doadores.
Fundação Hemocentro de Brasília
Órgão público, vinculado à Secretaria de Saúde do GDF. Tem por missão formular, coordenar e, no que compete, executar a política de sangue, seus componentes e derivados, no âmbito do DF, garantido a população serviços e produtos seguros, em quantidade e qualidade, de acordo com as normas sanitárias vigentes e os princípios do SUS.
Com informações da Fundação Hemocentro de Brasília
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