Com 131 ouvidorias interligadas, a Rede Sigo-DF foi criada para atender de forma ágil e prática às demandas dos cidadãos
Nesta quarta-feira (31), a Rede Sigo, que integra as ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF), celebra o 12º aniversário, destacando-se como um marco na comunicação entre a população e o governo. São 131 ouvidorias interligadas, criadas para atender de forma ágil e prática às demandas dos cidadãos. Atualmente, mais de 400 servidores estão diretamente envolvidos nesse trabalho, que já conquistou a confiança de mais de 1 milhão de usuários inscritos no Participa DF, a plataforma on-line que unifica os serviços de ouvidoria e pedidos de acesso à informação.
A Rede Sigo foi criada ao longo dos 25 anos de existência das ouvidorias, que inicialmente trabalhavam de forma individual. Ao perceber a necessidade da integração, o Governo do Distrito Federal padronizou procedimentos e se tornou uma referência nacional na promoção da transparência e participação cidadã entre estados e municípios, inclusive sendo conhecida no Brasil por ser uma rede de ouvidorias inovadora.
A Ouvidoria-Geral do DF, unidade da Controladoria-Geral do DF (CGDF), trabalhou junto aos órgãos e conseguiu evoluir significativamente, principalmente com a modernização dos serviços e a introdução do atendimento on-line em 2013, um ano após a criação da Rede, resultando em um aumento de 148,6% nos registros de manifestações, passando de 125,5 mil para 312 mil em 2023.
Os números refletem a crescente confiança da população nos serviços prestados pela Ouvidoria, evidenciando a importância da participação cidadã na melhoria dos serviços públicos. Segundo a ouvidora-geral do DF interina, Fernanda Oliveira, “trabalhar em rede é um desafio, pois cada órgão tem suas particularidades e necessidades, mas certamente estamos melhor juntos e integrados, e isso se reflete nos nossos números”.
No último dia 23 de julho, a Controladoria-Geral do DF apurou que mais de 1 milhão de usuários se inscreveram no Participa DF, plataforma que unifica a ouvidoria virtual e os pedidos de acesso à informação. Esse número representa quase um terço da população do Distrito Federal. O controlador-geral do DF, Daniel Lima, ressalta que o aumento de registros de ouvidoria é positivo, pois demonstra que a população acredita na eficácia das Ouvidorias do GDF. “Quanto mais o cidadão participa, mais o governo agradece, pois assim é possível ir direto no problema que atinge a população”, afirmou Lima.
A Rede Sigo também se destaca como uma ferramenta essencial de controle social, permitindo que os cidadãos acompanhem os serviços públicos, questionem, solicitem, influenciem decisões e forneçam dados para a criação de políticas públicas. Fernanda Oliveira acrescenta que “essas demandas são essenciais para identificar áreas que merecem atenção na prestação de serviços públicos”.
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