Controladoria-Geral do DF inicia programa para promover mais escuta aos ouvidores e compreender as necessidades específicas de cada órgão
Os ouvidores e ouvidoras do Distrito Federal lidam diariamente com as manifestações da população do DF. São reclamações, denúncias, elogios, pedidos de informação e sugestões de áreas diversas que chegam por telefone, pela internet ou pelo atendimento presencial. Cada órgão que integra o Governo do Distrito Federal lida diariamente com situações adversas. Para se ter uma ideia, em 2020 foram mais de 250 mil manifestações atendidas. Apenas nesses cinco meses de 2021, já foram registradas mais de 126 mil manifestações, quase metade do que foi atendido no ano passado.
A pergunta que fica é: diante de um trabalho tão complexo e cheio de particularidades em cada órgão, quem escuta o ouvidor? A resposta é clara: a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e órgão central do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF. Para promover ainda mais essa escuta e buscar aprimorar os serviços, a OGDF retomou o Programa “Ouvindo os ouvidores”, com o objetivo de compreender melhor as necessidades de cada ouvidoria do Governo do Distrito Federal.
“Os ouvidores e ouvidoras do DF têm um trabalho importante, mas também complexo. Cada área tem suas necessidades específicas e particularidades que não podem ser resolvidas de forma generalizada. É preciso compreender a fundo o que podemos fazer para facilitar o atendimento à população do DF”, explica o controlador-geral do DF, Paulo Martins.
O Programa “Ouvindo os Ouvidores” abarca três projetos e o objetivo é fortalecer e preparar os ouvidores para que sejam reconhecidos como agentes de apoio aos anseios do cidadão, integrar a rede de ouvidores, dando a oportunidade para as unidades seccionais apresentarem seus trabalhos e resultados obtidos e, por fim, encontrar caminhos para uma melhor prestação do serviço ao usuário do DF.
Para a ouvidora-geral, Cecília Fonseca, “esse trabalho busca a integração da Rede, pois os ouvidores também precisam ser acolhidos e escutados. Eles representam os anseios do cidadão. O programa traz uma série de debates que acaba por capacitar ainda mais cada ouvidoria”. A ouvidora explica ainda que, por meio desse Programa, será possível aprimorar o entendimento da robô IZA, inteligência artificial implementada no sistema de ouvidorias para agilizar o atendimento ao cidadão. A novidade foi lançada em maio de 2021 pela Controladoria-Geral do DF e trará benefícios diretos ao cidadão que utiliza os serviços de ouvidoria no DF.
Programa Ouvindo os Ouvidores
Bate-Papo com a Ouvidoria: evento interno com apresentação do papel da Ouvidoria, resultados e aspectos de melhorias, com a finalidade de propagar internamente no órgão o papel da Ouvidoria além de reforçar a importância do uso das informações da sociedade para tomada de decisão dos gestores.
Comunicação Interna: mensagens direcionadas aos servidores da Instituição onde a Ouvidoria atua, promovendo a divulgação do papel e dos resultados alcançados, a fim de disseminar a importância da participação e do controle social.
Café com a Ouvidoria: um intercâmbio de boas práticas entre as ouvidorias da Rede de Ouvidorias do DF que busca enfatizar em cada edição o rol de assuntos de competência de cada pasta. O primeiro Café com a Ouvidoria ocorreu no dia 19 de maio de 2021, com a ouvidoria da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal – DF Legal, as seccionais que têm maior relacionamento com a DF Legal, como Novacap, SLU, Caesb, Ibram, PMDF, SSP e Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Saúde, além das unidades das Administrações Regionais do DF.
A DF-Legal, pasta responsável pela programação e instituição da política de preservação e desenvolvimento da ordem urbanística do DF, apresentou os serviços de sua competência, realizados por meio da fiscalização das atividades urbanas, e como devem ser tratados pelas unidades setoriais das Ouvidorias com as quais atua de forma integrada, com a finalidade de reduzir erros de tramitação. Ao final os ouvidores avaliaram o encontro e 100% afirmaram que as informações foram úteis para seu dia a dia de trabalho.
Fonte: Ascom/CGDF
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