Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/16 às 19h31 - Atualizado em 29/10/18 às 12h37

Procura pelos serviços de ouvidoria cresce 25,7% em 2016

COMPARTILHAR

Rede de Ouvidorias do DF oferece novos canais e amplia comunicação com a sociedade

125.335 manifestações foram registradas pelo sistema de Ouvidoria do DF de janeiro a novembro de 2016. O número representa um aumento de 25,7% em relação ao mesmo período de 2015, que registrou 99.692 demandas pelos serviços da rede de ouvidoria do Governo de Brasília. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (06), durante balanço da Ouvidoria-Geral do DF, no auditório da OAB DF.

Do total de registros, 47% são de reclamações, 36% de solicitações de serviços, 9% de denúncias, 4% de pedidos de informações, 3% de elogios e 1% de sugestões. Dado importante que destaca a transparência no Executivo distrital, é que dos 5.605 pedidos de acesso à informação, 97% foram respondidos.

Também aumentou o uso da internet para registro das demandas; em 2014 e 2015 mantinha-se em 20% o percentual de usuários que faziam as manifestações pelo sistema disponível no site www.ouvidoria.df.gov.br. Em 2016, o número passou para 25%.

Além do crescimento pela procura dos serviços de ouvidora, os canais de atendimento à população também foram ampliados. No segundo semestre de 2016, a Ouvidoria-Geral lançou o Programa de Ouvidoria Itinerante, canal pelo qual o cidadão pode participar diretamente das políticas públicas, manifestando suas reclamações, sugestões, elogios e solicitações de serviços durante eventos realizados pelos órgãos e entidades do Governo.

E, atendendo uma recomendação da OGDF para implantar canal de ouvidoria em todos os órgãos e entidades do governo de Brasília que façam atendimento ao público, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus/DF) passou a oferecer uma linha direta de contato com o serviço de Ouvidoria em todas as unidades do Na Hora.

Outro dado apresentado pelo ouvidor-geral do DF, José dos Reis, refere-se à avaliação do usuário quanto ao serviço de ouvidoria. Segundo pesquisa aplicada via Ouv-DF no período de 05/09/2016 a 23/10/2016, 57% estão satisfeitos e 62% recomendam a ouvidoria como canal de relacionamento com o governo. “O cidadão sabe diferenciar o serviço público prestado do serviço de ouvidoria”, afirmou Reis.

No evento, o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, enfatizou a importância do trabalho dos servidores e disse: “O trabalho do ouvidor têm um enorme valor! Quando uma demanda chega à ouvidoria do seu órgão e o ouvidor dá o tratamento necessário, isso demonstra a preocupação e o respeito com os cidadãos”.

Reconhecimento

O crescimento dos números relativos ao serviço de Ouvidoria está alinhado à busca pela melhoria e aperfeiçoamento do serviço prestado. Neste sentido, a Ouvidoria-Geral, durante o evento, anunciou os vencedores do 1º Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, realizado em parceria com o Conselho de Transparência e Controle Social – CTCS com o objetivo de reconhecer as melhores práticas de ouvidoria realizadas pelos órgãos e entidades do DF.

Segundo o ouvidor-geral, “a premiação das melhores práticas foi importante para valorizar o trabalho das ouvidorias.  Esse concurso servirá de incentivo para o próximo ano, para que todos busquem melhorar o serviço e implantar novos projetos”.

Vencedores do concurso

Categoria – Administração Regional

– Ouvidoria: Administração Regional de Santa Maria.

– Ouvidora: Zilmar Dantas Fernandes – “A melhor forma de fazer um bom trabalho é amando o que se faz. Em equipe conquistamos o sucesso coletivo com o foco no cidadão.”

– Prática: “Revitalização da Pista de Bicicross de Santa Maria”, que foi reformada após o atendimento das manifestações do tipo ‘Solicitação’ dos moradores da região.

 Categoria – Secretaria de Estado

– Ouvidoria: Secretaria de Estado de Educação.

– Ouvidora: Evelyne Cunha – “A premiação é resultado do trabalho em equipe da Ouvidoria da Secretaria de Educação como dos demais setores desse órgão que apoiam as atividades e possibilitam um trabalho coeso. Ademais, o prêmio representa o sucesso das parcerias com a Ouvidoria Geral do DF e a Ouvidoria do MPDFT e a gratidão aos cidadãos atendidos, que nos proporcionam esse reconhecimento.”

– Prática: “Excelência no Atendimento ao Público”, que consiste na promoção e extensão do curso para os servidores da Secretaria de Estado de Educação.

 Categoria – Entidades – Autarquias e Empresas Públicas

– Ouvidoria: Serviço de Limpeza Urbana – SLU.

– Ouvidor: Bruno Marques – “Ficamos felizes pelo reconhecimento do trabalho, mas quem realmente ganha é o cidadão de Brasília.”

– Prática: “Ouvidoria Junto: De Olho na Coleta”, no qual consiste na parceira com as Administrações Regionais, mobilizando lideranças comunitárias e população local, para acolher as demandas dos moradores das regiões administrativas sobre o cronograma coleta convencional.

 Categoria – Ações em Parcerias

– Ouvidoria: Serviço de Limpeza Urbana – SLU e Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan.

– Ouvidor: Bruno Marques.

– Presidente da Codeplan: Lúcio Rennó.

– Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan: Bruno Cruz.

– Prática: “Pesquisa de opinião dos serviços prestados pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal”, que consistiu na implantação de pesquisa de satisfação junto aos cidadãos para verificar a opinião sobre os serviços prestados pelo SLU. A Codeplan auxiliou com a metodologia e aplicação da pesquisa.

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162

Governo do Distrito Federal