Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/15 às 12h18 - Atualizado em 29/10/18 às 12h38

Ouvidoria-Geral treina primeira turma de novos Ouvidores

Nesta quarta, dia 04, foi realizado o treinamento da primeira turma de ouvidores do Governo do Distrito Federal, nas dependências da Central 162. Participaram 21 ouvidorias, dentre elas representantes das Administrações Regionais, Secretarias e Entidades Públicas.

O encontro teve como abertura apresentação de orientações gerais realizada pelo Ouvidor-Geral do DF, José dos Reis de Oliveira. Ele deu as boas-vindas e logo ressaltou a importância da ouvidoria como ferramenta de gestão, bem como do cumprimento dos prazos de respostas, “O ouvidor que não cumprir o prazo estabelecido pela Lei nº 4.896 será responsabilizado mediante amparo da Lei nº 840”.

Os novos ouvidores foram treinados no sistema de ouvidoria, por meio do qual farão registro e darão tratamento às manifestações do cidadão. Foi realizada uma visita guiada pela Central 162, para que os novos servidores conheçam a estrutura do canal de atendimento pelo qual o GDF recebe o maior número de demandas.

Houve um momento de sensibilização sobre a importância do papel do Ouvidor, que não se restringe ao atendimento cordial e ao correto encaminhamento das demandas. É acima de tudo um formular de políticas públicas. Deve atuar de forma pró-ativa e indicar aspectos de melhoria nos serviços públicos prestados.

A capacitação continua hoje, no Anexo do Palácio do Buriti, com a apresentação da Lei de Acesso à Informação e treinamento no sistema de pedido de informações, e-SIC. Conforme definido no art. 12 da lei nº 4.990/2012, as ouvidorias devem atuar também como Serviço de Informações ao Cidadão.

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162