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27/02/15 às 21h14 - Atualizado em 29/10/18 às 12h38

Ouvidoria-geral realiza capacitação de ouvidores

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Servidores de 22 órgãos participaram nesta quarta (25) e quinta-feira (26) de treinamento intensivo

BRASÍLIA (27/02/2015) – Seguindo a programação de capacitação dos ouvidores, iniciada em 04/02/2015, a Ouvidoria-Geral do DF recebeu mais uma turma de ouvidores, novos e veteranos, para as boas-vindas e para conhecerem e entenderem mais sobre a Ouvidoria, a Controladoria-Geral  do DF e a função de ouvidor.

A capacitação tem por objetivo melhorar o funcionamento da Rede de Ouvidorias Especializadas e, consequentemente, o atendimento ao cidadão.

Para a ouvidora da Emater, Maria de Fátima Pereira, que está fazendo o curso pela segunda vez, “o treinamento é necessário para dar condições de atendimento às  demandas”. Fátima sugere que haja mais cursos presenciais além de encontros entre servidores para trocar ideias, estreitar as relações. “É importante ter servidores de carreira para não perder o conhecimento acumulado”, opinou a ouvidora.

A Ouvidoria-Geral já capacitou 75% dos ouvidores, que estarão preparados para registrar e dar tratamento à manifestação do cidadão. Atualmente 85 Ouvidorias já têm ouvidores nomeados e indicados.

Cida Leal, ouvidora do Metrô há um mês, está gostando do novo desafio porque trabalha com pessoas.  “Acho muito importante o trabalho com o público interno e externo, buscando soluções para resolver os problemas”. Cida acredita que responder aos cidadãos, na data certa, é fundamental. “No Metrô tem um trabalho, agora, de fortalecimento da nossa Ouvidoria. Contamos com uma equipe muito boa de ouvidores experientes”, informa Cida.

Procedimentos para realização de atendimento ao cidadão, triagem, consultas, gerenciamento das manifestações, Lei de Acesso à Informação, sigilo e relatórios foram alguns dos pontos abordados durante a capacitação realizada em dois turnos.

Santa Maria conta com uma equipe composta de um Ouvidor, Jhonanthan Fagundes, uma assessora e um servidor. Há um mês no cargo, Jhonanthan participa pela primeira vez do treinamento.  Segundo ele, as demandas maiores são de estrutura da cidade. Os moradores preferem manifestar-se pessoalmente, em primeiro lugar e também por telefone.

“A divulgação do trabalho da Ouvidoria deveria ser maior porque nem sempre as pessoas têm conhecimento do telefone 162 e do site da Ouvidoria. A Administração de Santa Maria está organizando uma Carta de Serviço com o objetivo de informar a população sobre os serviços prestados pela administração”, esclarece o Ouvidor.

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