Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/21 às 14h54 - Atualizado em 24/09/21 às 14h54

Ouvidoria-Geral monitora desempenho da rede

 

 

 

 

Nesta última quinta-feira (23/09), a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF) realizou a 2ª Reunião Geral dos Ouvidores da Rede SIGO/DF (Sistema de Gestão de Ouvidorias do Distrito Federal), por meio de teleconferência, contando com a participação de mais de 100 pessoas.

 

O evento teve como pauta o cronograma da rede de ouvidorias; a atualização do Manual de Atendimento do SIGO/DF; as ações de pós-atendimento; a apresentação da dinâmica de funcionamento do Conselho de Defesa do Usuário do Serviço Público do Distrito Federal (CDUS); o monitoramento do Plano de Ação e indicadores do SIGO/DF para o corrente ano; e a revisão da metodologia da pesquisa de satisfação aplicada por meio do Ouv-DF.

 

Pensando em facilitar a organização das equipes e para proporcionar transparência ao trabalho realizado pelo SIGO-DF, o cronograma do SIGO/DF para 2021 foi publicado no link https://ouvidoria.df.gov.br/cronograma-da-ogdf/.

 

O Manual de Atendimento do SIGO/DF foi reformulado pela equipe da OGDF e apresentado aos participantes. A grande alteração foi com relação ao pós-atendimento. Esse assunto foi abordado com mais detalhes, enfatizando o passo a passo, uma vez que é considerado de suma relevância para a qualidade do serviço da ouvidoria. Para acessar o novo manual clique aqui.

 

O envolvimento das ouvidorias e demais unidades de governança de serviços dos Órgãos/Entidades do Governo do Distrito Federal serão fundamentais para o sucesso do Conselho de Defesa do Usuário do Serviço Público do Distrito Federal (CDUS).

 

No tópico monitoramento do plano de ação e indicadores, a Ouvidora-Geral, Cecília Fonseca, frisou que “A matéria-prima da Ouvidoria é a informação e o relacionamento. Trabalhamos com dados e pessoas, por isso a produção de relatórios de Ouvidoria consistentes são a oportunidade para os Ouvidores mostrarem todo o trabalho sério e comprometido que é realizado. Temos que fazer uso dessa ferramenta para demonstrar para sociedade e gestores como a Ouvidoria é um potencial instrumento de gestão para aperfeiçoar de forma contínua os serviços públicos”.

 

As mudanças propostas para a pesquisa de satisfação foram bem aceitas pelo grupo, recebendo elogios e sugestões.

 

A reunião foi um sucesso, com participação ativa de muitos ouvidores e foi vista como um momento para trocas, elogios, críticas e sugestões entre a própria rede.

 

Redação: Lúcia Brasileiro de Figuerêdo Coimbra

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162