Na semana do dia 21/11, alunos do curso “Acompanhamento dos Serviços de Ouvidoria – módulo avançado” tiveram a oportunidade de acompanhar palestras com profissionais de renome. O curso foi ministrado na Escola de Governo do Distrito Federal, durante o período de 21 a 25 de novembro.
Na última sexta, 25, o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Gespública, Marcos Flores, ministrou palestra na disciplina “Uso de Linguagem Cidadã nas Respostas e Informações de Ouvidoria”. Discursando sobre boas práticas de linguagem para os ouvidores participantes, Flores destacou características para realizar um bom trabalho nas respostas ao cidadão.
Segundo ele, ser assertivo, demonstrar convicção e clareza, ser direto e positivo são indispensáveis para o bom trabalho em ouvidoria. “Os ouvidores precisam ser claros e passar segurança em relação às mensagens transmitidas. Caso contrário, o cidadão sentirá que o(a) ouvidor(a) não consegue transmitir o que está acontecendo e que o órgão é uma verdadeira bagunça”, alertou.
O especialista ainda deu dicas de construção para uma redação adequada e adaptada à linguagem cidadã e inclusiva. Chamou a atenção dos alunos para que evitem o uso de siglas e jargões: “cada área possui uma linguagem própria, mas os jargões são conhecidos apenas por grupos específicos. Quanto mais se evitar o uso desse tipo de linguagem, melhor” concluiu Marcos Flores.
Ao final, os alunos dividiram-se em quatro grupos para a realização de exercícios de revisão que uniram a teoria aprendida no módulo avançado com a prática. Cada grupo escreveu novas respostas para demandas reais solicitadas por habitantes do DF.
*Fonte: Ascom/CGDF.
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162