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4/07/17 às 20h47 - Atualizado em 29/10/18 às 12h36

Ouvidoria-Geral lança Manual de Atendimento de Ouvidoria

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Ouvidoria-Geral lança Manual de Atendimento de Ouvidoria
Crédito: Ascom/CGDF.
 

Voltado para os ouvidores da rede de ouvidoria do DF, o objetivo é aprimorar o atendimento ao cidadão que utiliza os serviços públicos do Distrito Federal

Em evento realizado na EGOV nesta segunda-feira (03), a Ouvidoria-Geral do DF lançou Manual de Atendimento de Ouvidoria. Trata-se de um guia para a atividade diária das ouvidorias das Secretarias de Estado, Administrações Regionais e demais entidades do Poder Executivo Distrital, com orientações práticas para o atendimento aos cidadãos.

O objetivo do manual é aprimorar o atendimento ao cidadão que utiliza os serviços públicos do Distrito Federal e que demanda ações das ouvidorias, contribuindo para consolidar a participação social e fortalecer uma cultura organizacional voltada para o interesse público.

De acordo com o Ouvidor-Geral do DF, José dos Reis Oliveira, após várias ações de treinamento e capacitação dos ouvidores, acontece o lançamento do manual que “dá o tom do tratamento direcionado ao cidadão, cria um padrão de referência de relacionamento com o cidadão e dá orientações sobre a relação com as áreas internas dos órgãos e entidades ondem atuam”.

Os ouvidores do DF podem recorrer ao manual para saber os valores que pautam o atendimento; quais  conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o atendimento; etapas de atendimento; e outros.

No evento, o Controlador-Geral do DF destacou as iniciativas da Ouvidoria-Geral do DF, sempre voltadas para o atendimento das demandas da população. “No Governo, devemos ter como objetivo o atendimento das demandas da sociedade. Às vezes o Estado se torna o fim em si mesmo e nos esquecemos do cidadão na ponta. E a Ouvidoria sempre desempenha muito bem o papel de nos relembrar de que a nossa obrigação é para com o cidadão do Distrito Federal”, disse.

Segundo Ziller, ao apresentar o manual que cria um atendimento de referência, a Ouvidoria-Geral tem a finalidade de alcançar maior sucesso na realização dos trabalhos de cada um dos órgãos, ou seja, atender as demandas do cidadão.

O Manual está disponível aqui


*Fonte: Ascom/CGDF.

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