Foram apresentadas as metas superadas, desafios e iniciativas para o novo ano
Nesta quarta-feira (07.02) aconteceu a primeira reunião de trabalho de 2018 do Sistema de Gestão de Ouvidorias do Distrito Federal (SIGO/DF), no auditório da Escola de Governo.
José dos Reis, ouvidor-geral do DF, falou das metas esperadas em 2017 e mostrou que todas tiveram a porcentagem acima do esperado. “Todas as ouvidorias melhoraram os resultados de resolutividade, por isso a nossa responsabilidade aumenta”, ressaltou Reis. Em seguida, explicou o que precisa ser melhorado em 2018, destacando a importância para a participação dos ouvidores titulares e equipes nas convocações e cursos da Ouvidoria Geral, a integração com planos, projetos e programas realizados pelas unidades do SIGO-DF, e a qualidade da resposta enviada ao cidadão.
As instituições e suas respectivas ouvidorias que mais se destacaram em 2017 quanto à resolutividade* das demandas na perspectiva do cidadão foram:
EXCELENTE – Acima de 90% |
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EMATER |
100% |
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ÓTIMO – De 70% a 89% |
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Fundação Hemocentro de Brasília |
83% |
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Adm. Sudoeste / Octogonal – RA XXII |
83% |
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Fundação Jardim Zoológico de Brasília |
79% |
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Procuradoria-Geral do Distrito Federal |
71% |
*Após receber a resposta definitiva, o cidadão pode voltar ao sistema informatizado de ouvidoria Ouv-DF e registrar se a sua demanda foi resolvida. Esse importante retorno do cidadão, gerou um indicador monitorado pela Ouvidoria-Geral.
Cecília Fonseca, coordenadora de Planejamento da Ouvidoria-Geral, informou quais são os grupos de trabalho para 2018, dentre eles estão o de Programa de Valorização – Ouvindo os Ouvidores e o do Concurso de Melhores Práticas, Qualidade da resposta de ouvidoria, Carta de Serviços das Administrações Regionais, Organização de Eventos e Formação Continuada.
Apresentou também os projetos e iniciativas para 2018. A novidade para este ano é que será feita a Certificação em Ouvidoria Pública para os ouvidores titulares que participarem de todos os cursos de formação e oficinas.
A servidora falou que é preciso continuar a atualizar o banco de talentos, pois trabalharão com gestão por competências no SIGO. “O nosso modelo de gestão é participativo, com foco nas relações institucionais. A gente tenta trazer o caráter técnico e humano para o nosso trabalho”, concluiu.
Ao final, o coordenador de Articulação de Ouvidorias, Cleiton Gonçalves, relatou que o Grupo de Trabalho de Qualidade da Resposta ao cidadão tem o intuito de avaliar aquilo que fazem e respondem ao cidadão, e alertou que a forma como é passada a informação ao cidadão é muito importante.
*Fonte: matéria elaborada pela Ascom/CGDF.
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