Encerrou na tarde dessa quinta-feira (24/2) a ambientação dos novos ouvidores. Realizado pela Ouvidoria-Geral do DF, unidade da Controladoria-Geral do DF, a capacitação teve palestras sobre as atividades dos ouvidores, utilização do Sistema OUV-DF, Lei de Acesso à Informação (LAI) e o tratamento das manifestações feitas pelo cidadão nas ouvidorias do DF.
A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, explica que a ambientação é a primeira etapa que o ouvidor passa quando assume a função. “Esse é o momento em que ele tem contato aprofundado sobre o fluxo de trabalho”, explica. Cecília destaca ainda que a ambientação é realizada há cada dois meses, mas sempre que um ouvidor assume ele recebe uma visita técnica da equipe da Ouvidoria-Geral com as orientações para que ele comece a trabalhar.
Participaram da capacitação: nove novos ouvidores, 10 substitutos e três novos servidores da Ouvidoria-Geral do DF. E, para cada um deles, foi reforçada a relevância da conexão entre as ouvidorias e o fortalecimento da rede. Foi destacada ainda a importância de se buscar iniciativas que fortalecem o trabalho dentro de cada órgão. “Somos uma rede. A resposta para o cidadão é uma entrega completa de todos. É o resultado de um trabalho conjunto”, finalizou a ouvidora-geral.