O objetivo é dar as recomendações gerais de como deve ser norteado o trabalho das Ouvidorias neste ano
A equipe da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal apresentou, na tarde desta quinta-feira, 28, no auditório do Tribunal de Contas do DF, o Plano de Ação para o ano de 2016 às Ouvidorias dos demais órgãos do governo. De acordo com o Plano, a ideia é ter uma rede de Ouvidorias integrada que garanta à sociedade uma ferramenta efetiva de organização e participação na gestão pública e institucional.
Com a missão de orientar e coordenar os serviços de ouvidoria do Poder Executivo do DF, buscando a excelência na prestação dos serviços públicos, a Ouvidoria-Geral apontou a metodologia e o cronograma de trabalho para 2016, com base no resultado da experiência aprendida em 2015, de debates, reflexões de toda a equipe da Ouvidoria e de suas parceiras.
Foram dadas orientações sobre a Lei de Acesso à Informação, tratamento, encaminhamento e encerramento das denúncias recebidas, prazos, sigilo, e sobre a necessidade de se conhecer os serviços e atribuições do órgão, entre outras.
A consolidação e o fortalecimento do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF – como ferramenta de Gestão para o Governo do Distrito Federal, assim como as ações de monitoramento e a consolidação do papel das Ouvidorias perante o cidadão, fazem parte dos objetivos estratégicos do Plano de Ação apresentados no evento.
A perspectiva da Coordenação de Articulação das Ouvidorias para 2016 é de melhorar a qualidade das respostas, implantar módulos específicos para o treinamento, dar continuidade às visitas técnicas e estimular a atuação do Ouvidor como Gestor.
Para o ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira, o encontro aconteceu em um momento oportuno, visto que é muito importante transmitir todas as recomendações gerais sobre o trabalho de 2016 no início do ano. Segundo ele, o Plano de Ação está alinhado às metas do governo. “Tudo o que está no Plano foi elaborado com base no acordo de resultados do governo e nos dois objetivos estratégicos do mapa estratégico, que são o de tornar o cidadão protagonista na formulação e controle de políticas públicas e dotar o governo de mecanismos que ampliem a capacidade de execução e de gestão para resultados”, afirmou.
Outras reuniões irão acontecer ao longo do ano para alinhar a metodologia do trabalho.
Veja o material do encontro – Clique aqui
Fonte: Ascom CGDF / Carolina Goulart
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162