Encontro com 180 participantes promoveu integração, troca de experiências e a apresentação da nova ouvidora-geral interina do DF, Cecília Fonseca
Em comemoração ao Dia do Ouvidor, a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF) promoveu evento virtual com 180 participantes, entre ouvidores titulares da Rede de Ouvidorias do GDF, membros de suas equipes e gestores da Controladoria-Geral do DF. O encontro promoveu a integração, troca de experiências e a apresentação da nova ouvidora-geral interina do Distrito Federal, Cecília Fonseca.
A Ouvidoria-Geral é uma subcontroladoria da Controladoria-Geral do DF (CGDF) e foi implantada em janeiro de 2000. É o órgão central do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF, criado em 2012, e responsável pela coordenação dos trabalhos das Ouvidorias Especializadas. Num total de 132, as ouvidorias são localizadas em cada órgão do GDF, com espaço destinado para o atendimento ao cidadão. Os ouvidores titulares são servidores efetivos e com formação em diversas áreas.
Na abertura do evento o controlador-geral do DF, Paulo Martins, parabenizou todos os ouvidores pelo seu Dia e apresentou a nova ouvidora-geral interina, destacando sua competência e a confiança no seu trabalho agora à frente da Ouvidoria-Geral.
Paulo Martins enfatizou a importância do trabalho que toda a Rede de Ouvidorias fez até agora, ressaltando que mesmo com as restrições ao atendimento presencial, as ouvidorias continuaram atuantes e não deixaram de atender o cidadão, que cada vez mais tem procurado o serviço de ouvidoria. “Em tempos de pandemia a ouvidoria foi a principal porta de comunicação do governo. Seu papel é importantíssimo e o cidadão está se apoderando desse canal de comunicação para, em contato com o governo, exercer plenamente sua cidadania”.
O controlador-geral afirmou que a CGDF, como órgão superior, tem várias metas e uma delas é o fortalecimento do trabalho da Rede de Ouvidorias. “Tenho consciência clara que as metas que estabelecemos para a Ouvidoria-Geral não são atingidas sem o comprometimento de cada um de vocês. No menor órgão que você esteja, você é fundamental para o trabalho da ouvidoria. Por isso todos temos uma grande responsabilidade: fortalecer o papel e a relevância das ouvidorias”.
Novo comando na Ouvidoria-Geral
Cecília Fonseca é servidora de carreira da CGDF desde 2009 e há vinte anos atua na área de relacionamento com clientes e cidadãos no setor público e privado. É membro do Movimento Ouvidores em Ação e uma das idealizadoras da criação da Rede Ouvir DF.
Por tantos anos dedicada aos projetos de ouvidoria voltados para o cidadão, Cecília acredita que essa é uma missão de vida. “Recebo essa oportunidade com muita alegria, vontade de contribuir e realizar entregas significativas para a sociedade. A Rede de Ouvidorias do GDF tem um grande potencial e trabalharei com foco na atuação integrada. O relacionamento com o cidadão deve inspirar o diálogo entre as instituições com o objetivo de melhor ouvir, atender, avaliar e entregar resultados positivos com foco na melhor execução dos serviços prestados”, ressalta.
A ouvidora-geral interina destacou as ações e projetos que pretende alavancar na gestão, como a revisão no conteúdo dos cursos de Formação Continuada; o Plano de Ação do SIGO e o Plano da Rede; a melhoria na qualidade da resposta encaminhada ao cidadão; e na resolutividade do trabalho, em conjunto com os dirigentes dos órgãos e com a participação das Unidades de Controle Interno.
Além disso, Cecília revelou que tem um projeto que considera muito especial: Ouvindo os ouvidores. “Ele nos acolhe, nos reabastece, nos empodera internamente como uma unidade estratégica que somos. A missão do ouvidor é muito nobre, nosso instrumento de trabalho são pessoas”.
Parceiros da Ouvidoria
As unidades internas da Controladoria-Geral, representadas no evento por seus gestores, são importantes parceiras da Rede, uma vez que atuam no fomento à integração das ouvidorias com as macrofunções da CGDF: controle interno, correição, prevenção, transparência, integridade e governança. Os gestores apresentaram as ações, programas e sistemas de suas áreas que contribuem para melhor atuação e resultados das ouvidorias públicas do Distrito Federal.
Após os momentos de descontração com música ao vivo, os ouvidores tiveram uma interação entre todos e falaram sobre suas ouvidorias. Houve também o esperado bate-papo com a gestora do Movimento Ouvidores em Ação, Kelly Broitman.
Desde a época da sua monografia acadêmica, com o tema “Comunicação e Ouvidoria”, Kelly ficou inspirada a seguir neste caminho e idealizou um projeto que se tornou o Movimento Ouvidores em Ação. Criado para estabelecer uma rede de apoio entre profissionais e entidades atuantes na construção e na defesa da Cidadania Ativa, o movimento busca conectar indivíduos engajados em promover boas práticas de gestão, comunicação, mediação e liderança.
Empolgada e apaixonada pelo que faz, Kelly é uma incentivadora do trabalho da ouvidoria e comunga da certeza de que a missão do ouvidor é criar soluções por meio da partilha de experiências, conhecimento e informações. Durante o bate-papo ela destacou alguns conselhos aos ouvidores: “jamais desviar da sua missão; é preciso resgatar a humanização; o relacionamento é o compromisso número um dos ouvidores; nunca se esqueçam de ter coragem e lembrem-se da importância de ser vocês mesmos. Kelly finaliza deixando uma dica de ouro para os ouvidores: “Sorria, o sorriso verdadeiro abre portas de corações e mentes”.
Conheça o Movimento Ouvidores em Ação acessando o link: https://ouvidoresemacao.com.br/.
Fonte: Ascom/CGDF
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162