Iniciativas do Detran, Secretaria de Desenvolvimento Social e Sejus foram as selecionadas por incentivarem o desenvolvimento de gestão
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), anunciou nesta quinta-feira (19) os vencedores do Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria do DF. O concurso contribui para o fortalecimento do papel das ouvidorias e busca valorizar e incentivar o desenvolvimento das melhores práticas na gestão e prestação dos serviços de ouvidoria pública, além de reconhecer as três iniciativas melhores avaliadas da ouvidoria do órgão ou entidade.
As iniciativas selecionadas no Concurso foram: “Carta de Serviços Em Dia com Cidadão”, desenvolvida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran, representada pela Ouvidora Zoraia Carla Cardozo Silva; “Na hora com cidadão”, da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, representada pela Ouvidora Alinne Paula Fernandes Moreira; e “Diminuição Interna dos Prazos para Resolução das Demandas do Sistema Ouv-DF”, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, representada pela Ouvidora Ana Maria Moreira da Silva.
Participaram deste concurso as ouvidorias seccionais que compõem o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (SIGO/DF). “É um modo de reconhecer aqueles que buscam entregar um algo a mais. O mais interessante do concurso de Melhores Práticas é que várias iniciativas implementadas em um órgão acabam servindo de modelo para que outros utilizem”, afirma o ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira.
O evento contou com a presença da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, do Secretário de Estado Controlador-Geral do DF, Paulo Martins, e do ouvidor-geral do DF, José dos Reis.
Surpresa com o anúncio de ver a Secretaria que está à frente anunciada, Mayara Noronha agradeceu o prêmio e destacou que houve um aumento nas demandas da Secretaria de Desenvolvimento Social, especialmente durante a pandemia. Relembrou ainda que com a implementação do atendimento remoto, houve ainda mais acesso dos cidadãos à Sedes, o que impactou no número de demandas. Ainda assim, a Secretaria conseguiu alcançar o objetivo em diminuir o tempo de resposta aos cidadãos. “Aumentou a quantidade de pessoas com acesso à Secretaria e aumentou o prazo de agilidade de resposta de tudo o que chega pela Ouvidoria”, destacou.
O controlador-geral do DF, Paulo Martins, ressaltou que esse reconhecimento se torna também uma oportunidade para que outros órgãos conheçam as iniciativas e possam buscar trocar experiências, a fim de dar ainda mais eficiência às ouvidorias: “O concurso vai além de reconhecer as ouvidorias. Ele dá destaque às inovações, para que outros órgãos busquem melhorar e aprender, afinal, o objetivo é sempre prestar o melhor serviço ao cidadão”.
A live ocorreu no dia 19 de novembro e está disponível no canal da CGDF no YouTube (confira aqui). Durante o evento, também foram anunciados os dados do Balanço Anual de Resultados e realizações do Sistema de Gestão de Ouvidorias do DF (SIGO) e o lançamento do Painel de Ouvidoria do DF.
Balanço Anual da Ouvidoria-Geral, clique aqui
Você também pode clicar no vídeo abaixo para assistir:
https://youtu.be/tXsMp8Jope8
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162