Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/04/21 às 17h10 - Atualizado em 28/04/21 às 23h22

Ouvidoria-Geral capacita dez novos ouvidores do DF

COMPARTILHAR

Servidores participaram de treinamento inicial para que exerçam suas funções com mais qualidade na prestação dos serviços de ouvidoria

 

 

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do DF,  promoveu neste mês de abril de 2021 o Curso de Formação em Ouvidoria para dez novos ouvidores do GDF, que trabalham nas secretarias, administrações regionais e entidades do governo do DF. Os Encontros virtuais tiveram o objetivo de acolher, orientar e capacitar os novos ouvidores da Rede SIGO-DF (Sistema de Gestão de Ouvidoria SIGO-DF) com conteúdo essencial para início de suas atuações na função.

 

As capacitações foram feitas nos dias 16, 20, 22 e 23 de abril e fazem parte da trilha de aprendizagem, conforme projeto de “Reformulação da Formação Continuada em Ouvidoria”, constante no Planejamento Estratégico Institucional – CGDF-2020/2023.

 

A equipe de servidores da Ouvidoria-Geral apresentou as ferramentas de gestão de ouvidoria que auxiliam nas informações a serem repassadas aos órgãos e aos gestores máximos, as funções de cada ouvidor e a importância da clareza na comunicação e na resposta ao cidadão.

 

Foram abordados pontos como Legislação, Manual de Atendimento, Sistema OUV-DF, qualidade da resposta, aplicação da Lei de Acesso à Informação, utilização do e-SIC, orientações sobre Relatórios e Cartas de Serviços, além do tratamento de denúncias, suas particularidades e o sigilo que as envolve.

 

O controlador-geral do DF, Paulo Martins, apresentado aos novos ouvidores, ressaltou a importância das capacitações, do trabalho em rede e a responsabilidade dos ouvidores quanto à qualidade no atendimento e na resposta ao cidadão.  Destacou que o papel dos ouvidores também é reforçar aos seus superiores a importância da ouvidoria para tomada de decisão.

 

“O Sistema de Ouvidoria tem muita informação boa, é um termômetro, a porta de entrada das demandas dos cidadãos e a estatística mais clara de como podemos desempenhar as políticas públicas para atender à população. É uma excelente ferramenta de gestão, por isso a importância de vocês aí na ponta, para o resultado de todo o sistema”, enfatizou o controlador-geral do DF.

 

A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, destacou a importância da capacitação para o exercício das funções do ouvidor, o empoderamento da profissionalização e a transparência na prestação dos serviços ao cidadão: “A capacitação tem por objetivo melhorar e fortalecer o funcionamento da Rede de Ouvidorias Especializadas e, consequentemente, o atendimento ao cidadão. É papel do ouvidor buscar a qualidade no atendimento e na resposta e, junto às áreas da instituição, a solução dos problemas. Quando apresentamos um serviço com transparência, o cidadão pode exercer o controle social, cobrando do Estado melhor atendimento e solução dos problemas”, finaliza Cecília Fonseca, ouvidora-geral do DF.

 

Os novos ouvidores são:

RA Candangolândia – Zanata Gregório da Silva;

RA Riacho Fundo II – Aluízio Castro Coelho;

RA São Sebastião – Emerson Freitas de Oliveira;

RA Vicente Pires – Patrícia Taís Santos Gama;

Sec. Segurança Pública (SSP) – Alan Blanco Cinnanti;

Sec. de Trabalho (SETRAB) – Francisco Jorgivan Machado Leitão;

Serviço de Limpeza Urbana (SLU) – Thiago Viveiros Tibério;

Instituto  Assistência à Saúde dos Servidores (INAS) – Cristiane Caputo Guimarães;

Fundação de Apoio a Pesquisa (FAP) – Sônia Alves de Medeiros;

e, CEB – Iluminação Pública – Adriana Moreira Dias.

 

 

Fonte: Ascom/CGDF

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162

Governo do Distrito Federal