Ascom/Secriança
Depois de curso, equipe está capacitada para atender melhor
Com dois meses de funcionamento, a equipe da Ouvidoria da Secretaria da Criança recebeu a primeira certificação para melhor atender às demandas da população do Distrito Federal. Na semana passada, a ouvidora, Neci Araújo, e sua assistente, Adriana Sousa, participaram do 19º Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, realizado em Florianópolis, e foram certificadas.
O curso reuniu 51 ouvidores de organizações públicas e privadas de 12 unidades da Federação e, com isso, permitiu uma ampla troca de informações e de experiência entre os participantes. Houve abordagem de assuntos pertinentes ao dia a dia das ouvidorias para preparar o ouvidor e sua equipe para os desafios no desempenho da função.
“O curso nos ajudou em todos os aspectos, sobretudo, na área técnica e na ética. Na técnica, aprendemos sobre leis e prazos e sobre como aplica-las; na ética, aprendemos tudo que diz respeito à ética numa ouvidoria, como, por exemplo, saber ouvir, saber avalizar demandas, saber preservar o sigilo, dentre outros comportamentos”, informou a Ouvidora.
Receberam informações de uma equipe de especialistas, mestres e doutores com formação específica nas áreas dos conhecimentos oferecidos no curso, a saber: cidadania e ética na ouvidoria; excelência no atendimento e retórica do ouvidor; melhores práticas em ouvidoria; ética, mediação e solução de conflitos em ouvidoria; direitos e defesa dos consumidores no âmbito público e privado.
Ao final do curso, foi aplicada um exame de certificação cujo conteúdo atendeu à regulamentação da ABO Nacional para capacitação e certificação dos ouvidores, bem como às exigências do Banco Central do Brasil para certificação de ouvidores de instituições financeiras e afins. Os certificados foram expedidos e registrados pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO/SC) e OMD Soluções para Ouvidorias, entidades reconhecidas como de capacitação técnica e de atuação exclusiva na área de ouvidoria.
Em apenas um bimestre de atuação, a Ouvidoria recebeu mais de 30 demandas, das quais 67,14% foram denúncias; 22,58%, reclamações; e, 9,68%, outras manifestações. Segundo a ouvidora Neci Araújo, todas as manifestações recebidas foram atendidas e resolvidas. “Um dos resultados de nossa atuação é que começamos a elaborar uma cartilha sobre assédio moral e vamos promover uma atividade para sensibilização dos servidores que usam veículos oficiais para conduzir os automóveis com maior responsabilidade”, informou
Instituições Participantes:
Agência de Fomento do Estado de Roraima – AFERR
Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços – Blumenau – SC
Agiplan Serviços de Cobrança Ltda.
Associação Beneficente de Campo Grande – Santa Casa
Associação Beneficente Evangélica de Joinville – Hospital Dona Helena
Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – CAPEF
Cencosud Brasil Comercial Ltda.
Companhia Energética de Roraima – CERR
Companhia Hidroelétrica São Patrício – CHESP
Crediparana – Serviços Financeiros Ltda.
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Energisa Paraiba Distribuidora de Energia S/A
HSBC Bank Brasil S/A – Banco Múltiplo
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
Polícia Militar do Distrito Federal
Prati Donaduzzi e Cia Ltda.
Prefeitura Municipal de Barra Velha – SC
Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu – RJ
Prefeitura Municipal de Concórdia – SC
Prefeitura Municipal de Itajaí – SC
Prefeitura Municipal de Quixadá – CE
Prefeitura Municipal de Rio Claro – SP
Prefeitura Municipal de Rio das Ostras – RJ
Prefeitura Municipal de São José – SC
São Paulo Previdência
Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Unimed de Blumenau Cooperativa de Trabalho Médico
Unimed de Joinville Cooperativa de Trabalho Médico
Universidade Federal do Amazonas
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