Somente este ano, já foram 231 mil manifestações
O sistema OUV-DF completa seis anos no ar nesta segunda-feira, 5 de setembro de 2022. Desde a sua implantação, já foram recebidas 1.397.441 manifestações dos cidadãos do Distrito Federal, de acordo com dados do Painel Ouvidoria. São solicitações, reclamações, elogios, informações, sugestões e denúncias direcionadas ao canal, que pode ser acessado por qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite. Somente este ano, já foram 231 mil ouvidorias registradas.
Implantado em 5 de setembro de 2016 em todos os órgãos do Poder Executivo distrital, o sistema OUV-DF tem ganhado a confiança da população. Tanto que as manifestações pela internet utilizando o OUV-DF já superam aquelas realizados pelo telefone 162 e o acesso presencial. Em 2021, o sistema eletrônico ouv.df.gov.br registrou 52,30% das manifestações, enquanto a Central 162 recebeu 40,70% desses contatos.
O sistema também é uma ferramenta de gestão para os gestores à frente dos órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal. “Ele auxilia na tomada de decisão e na construção de políticas públicas com dados estatísticos e relatórios gerencias extremamente relevantes na hora de traçar estratégias para o Distrito Federal”, disse o controlador-geral do Distrito Federal, Paulo Wanderson Martins.
Uma das metas para os próximos anos é tornar o sistema mais acessível. Por isso, a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do DF, está trabalhando para capacitar os servidores e modernizar o sistema. Dessa forma, já é possível ser atendido em Libras pela Ouvidoria. “As pessoas surdas que querem fazer um registro de ouvidoria podem acessar o site da Ouvidoria-Geral, clicar no ícone do lado direito da tela, preencher os dados e dar início ao videoatendimento em Libras. A ligação é feita pela internet, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e sábado, domingo e feriados, das 8h às 18h”, explica a ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Fonseca.
Premiações
O sistema é vencedor de vários prêmios, entre eles, o 21º Concurso Inovação no Setor Público da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP-2017) e a 16ª Edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC 2017). Foi finalista do Prêmio Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas do Ranking de Competitividades dos Estados (2018). Em 2018, ficou classificado entre os 10 melhores projetos dos mais de 170 apresentados na 22ª edição do Concurso Inovação da ENAP.
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