Em cumprimento ao cronograma estabelecido pela Ouvidoria-Geral para divulgação de novas versões das Cartas de Serviços, a Coordenadoria de Planejamento realizou na terça-feira, dia 18/04, uma oficina de aprendizado. O encontro aconteceu na Escola de Governo e reuniu ouvidores, equipes de planejamento e assessores de imprensa das secretarias e entidades do Governo do Distrito Federal.
Logo no início do curso, a palestrante Cecília Souza da Fonseca, fez uma explanação sobre a Carta de Serviços e, em seguida, passou para a dinâmica de grupo, pedindo a todos que se dividissem em grupos de seis e buscassem informações nos sites sobre o serviço “Retirada de Cartão Material Escolar”. Depois de colocarem-se no lugar do cidadão, um representante de cada grupo falou das dificuldades encontradas e apresentou recomendações de melhorias nas informações sobre os serviços.
“Pela primeira vez fui forçada a colocar-me na posição do cidadão, o que me ajudou a enxergar o que preciso melhorar na minha carta de serviços”, disse Zoraia Cardozo, ouvidora do Detran. Segundo Zoraia, no momento de fazer o documento a impressão é de que as informações estão claras, pois são disponibilizadas sob a ótica do servidor, que já conhece o assunto.
A palestrante explica que o objetivo do encontro foi justamente esse: “permitir a vivência dos serviços sob a ótica do cidadão”. Ela esclarece que a partir disso as equipes das cartas de serviço devem estar preparadas para as novas fases do projeto, com as versões resumida e digital.
Pelo cronograma, mais três oficinas como essa serão realizadas até o próximo mês (19/04, 04 e 05/05). Já no início de junho, nos dias 01 e 02, serão realizadas oficinas específicas para os assessores de imprensa, com o intuito de adaptar as cartas ao novo sistema de gestão de conteúdo do GDF, o Word Press.
*Matéria escrita em parceria com Karla Cardoso – Ouvidora da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos do DF – Sinesp.
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162