Curso ocorreu entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março e reuniu treze órgãos
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do DF, realizou, entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, um treinamento para os novos ouvidores que vão atuar nos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Treze órgãos participaram do curso e 19 servidores foram capacitados.
Temas importantes foram apresentados aos participantes, como qualidade da resposta, Lei de Acesso à Informação, proteção de dados e ainda tratamento de denúncias. Essas informações são fundamentais para o desempenho das atividades dos novos ouvidores nas ouvidorias dos seus órgãos.
O diferencial dessa nova ambientação está no modelo de compartilhamento de conteúdo. Agora, os próprios servidores da Ouvidoria-Geral da CGDF são os responsáveis por ministrar as aulas. “Esse formato é interessante porque os instrutores podem dar exemplos práticos daquilo que antes era apresentado apenas na teoria. A equipe da Ouvidoria-Geral aceitou de prontidão a iniciativa”, explicou a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.
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O tema “Legislação, guia prático para Ouvidoria e qualidade da resposta” foi apresentado pela dupla de servidoras da OGDF Aline Cruz e Mohara Guimarães. A “Lei de Acesso à Informação – LAI e Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD” foram os assuntos abordados pelos servidores Cleiton Oki e Roberson Olivieri. Eles também falaram sobre “O Tratamento de denúncias no âmbito das Ouvidorias: informações sobre as características da tipologia, suas particularidades frente às demais e o sigilo que envolve o seu tratamento”.
A parte prática do curso, realizada no laboratório da Escola de Governo (Egov), foi utilizada para apresentação do Participa DF pelas servidoras Aline Cruz e Litcya Oliveira. E, por fim, fechando todos os principais pontos da rotina de um ouvidor, as servidoras Lígia Coelho e Maria Altair Valentim falaram sobre os relatórios de ouvidoria, a carta de serviços e o plano de ação da Ouvidoria.
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