31/08/23 às 16h08 - Atualizado em 4/03/24 às 17h28

Ouvidoria do DF lança novo logotipo

A marca foi apresentada aos ouvidores e assessores de comunicação nesta quinta-feira (31/8) e será utilizada pelo Governo do DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um passo importante rumo à modernização de sua identidade visual ao lançar o novo logotipo da Ouvidoria. A emblemática mudança reflete o compromisso do governo em fortalecer os canais de comunicação com os cidadãos, além de simbolizar a inovação e a eficiência que estão na essência da administração pública. A nova marca da Ouvidoria do Distrito Federal, elaborada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, busca ser mais simples, acessível e trazer a ideia de proximidade com o cidadão do DF. O logo foi revelado durante reunião virtual nesta terça-feira (31/8) para todas as Ouvidorias e Assessorias de Comunicação do Governo do Distrito Federal (GDF).

Conheça o Logo da Ouvidoria do GDF e o manual de aplicação 2023

Conheça também novos modelos para as placas da salas de ouvidoria, para atendimento ao cidadão. Acesse aqui.

De acordo com a ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Fonseca, uma das principais mudanças foi facilitar a identificação da Ouvidoria pelo cidadão, deixando claro que todo órgão do GDF tem uma Ouvidoria para atendê-lo, além de informar todos os contatos da Ouvidoria – presencial, internet e telefone. “O lançamento da nova marca da Ouvidoria do GDF é mais do que uma mudança estética. É um reflexo do compromisso do governo em evoluir e se adaptar às necessidades em constante mudança da sociedade. Temos construído uma relação de confiança com o cidadão e ter uma identidade visual moderna e acessível é uma questão de respeito a todos que nos procuram. Essa iniciativa não só simboliza uma nova era de comunicação transparente, mas também enfatiza a importância da participação cidadã no processo democrático”, pontuou.

Outra mudança proposta para trazer a ideia de proximidade com o cidadão foi na fonte da marca, que é a parte escrita do logotipo. Antes, as letras apresentadas eram todas maiúsculas, o que promovia um entendimento de autoridade e imponência. Agora, para atingir os novos objetivos da marca, gerando conexão e intimidade com o cidadão do DF, as letras são minúsculas e as formas da letra são arredondadas, tornando a marca mais acessível e aproximando ainda mais o público.

“Estamos entusiasmados em apresentar esse novo logo da Ouvidoria do GDF, que carrega consigo os valores fundamentais de transparência e responsabilidade. A modernização da identidade visual da Ouvidoria é uma demonstração sensível do nosso comprometimento em promover um governo aberto, acessível e centrado nas necessidades dos cidadãos”, destacou a chefe da Assessoria de Comunicação da CGDF, Lanier Rosa.

Ela explicou ainda que a ideia foi trazer um redesenho da marca, em que ela é reformulada, mas permanece com a familiaridade do antigo logo: “A ouvidoria tem mudado, se modernizado, se capacitado e buscado dar um retorno ágil e de qualidade para a população. Ter uma nova marca é como um marco para essa nova fase de entregas da ouvidoria para a sociedade. Essa nova marca aproxima, traz leveza e a familiaridade que o cidadão já conhece. Foi um trabalho de melhorar o logo e entregar algo mais moderno”.

Cada cor representa umas das formas de contato da Ouvidoria: amarelo é o contato telefônico pela Central 162; azul, representando o contato pela internet, por meio do Participa DF (www.participa.df.gov.br) – que também traz a cor azul em seu visual – sendo a informação da marca complementada com o endereço do Participa DF também em azul; verde, caracterizando o atendimento presencial.

Os ícones da marca da Ouvidoria também foram modernizados e repensados para comunicar de forma rápida tudo aquilo que o logotipo representa. “Fizemos um estudo e realizamos diversos testes para chegar a símbolos que tivessem associação direta com os canais de contato da Ouvidoria e fácil entendimento. Chegamos então ao “162” que é um telefone amplamente conhecido pela população do DF; colocamos a “seta” para o canal internet, que é o ícone mais comum para fazer uma busca em site, por exemplo, e que tem uma boa visibilidade no contexto da marca. Para o atendimento presencial, escolhemos um ícone representando uma pessoa”, detalha Lanier Rosa.

A mudança na identidade visual da Ouvidoria também é acompanhada por um esforço abrangente para aprimorar os canais de comunicação existentes e desenvolver novas formas de interação entre o governo e os cidadãos. O novo design do logotipo será gradualmente implementado em todos os materiais de comunicação da Ouvidoria, incluindo o site oficial, redes sociais e documentos impressos.

Com essa nova identidade visual, a Ouvidoria do GDF se posiciona como uma porta aberta para os cidadãos expressarem suas opiniões, fazerem perguntas e influenciarem diretamente nas decisões governamentais, promovendo uma administração mais eficiente, responsiva e alinhada com as demandas da população.

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162