Governo do Distrito Federal
14/10/22 às 11h10 - Atualizado em 14/10/22 às 11h22

No 23º aniversário da Ouvidoria, rede trabalha para ser acessível e inclusiva

COMPARTILHAR

Serviço quer garantir acesso tanto para o usuário quanto para os servidores

 

 

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal completa 23 anos este ano com um grande objetivo: construir uma rede de ouvidorias acessível e inclusiva. Por isso, o Plano de Ação SIGO – 2022 traçou uma série de ações e metas para garantir maior participação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na Rede de Ouvidorias do Distrito Federal, tanto para os usuários do serviço quando para os servidores públicos que atuam nas ouvidorias.

 

A meta é proporcionar acesso irrestrito ao serviço de Ouvidoria no âmbito do Governo do Distrito Federal, qualificando a Rede de Ouvidorias. “A acessibilidade faz parte da nossa missão. Devemos oferecer acesso ao serviço de Ouvidoria a todas as pessoas. E quando percebemos que havia espaço para melhorarmos nesse sentido, colocamos a acessibilidade como pilar do nosso Plano de Ação 2022. Temos várias ações em andamento: firmamos parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência, oferecemos curso de atendimento inclusivo e acessível, incluiremos uma categoria especifica no nosso concurso de Boas Práticas em Ouvidoria Pública para reconhecer projetos acessíveis. Teremos um manual sobre como pessoas com deficiência visual podem usar o sistema de Ouvidoria e incentivamos os servidores que atuam nas Ouvidorias a se capacitarem em libras”, explica a ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Fonseca. A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal foi criada em 1999.

 

Conheça o Plano de Ação SIGO – 2022.

 

Rede multidisciplinar de Governança Pública em serviços

Além dos 23 anos da Ouvidoria-Geral, o Sistema de Gestão de Ouvidoria do DF (Sigo/DF) também completa mais um ano esta semana. Criado em 2012 (Lei nº 4.896/2012), está em seu décimo ano de existência e, agora, com a meta de ser uma unidade governamental de monitoramento, avaliação e promoção do relacionamento com os cidadãos.

 

Formada pelas ouvidorias seccionais, presentes em todos os órgãos do GDF, a Rede SIGO-DF tem amplo acesso às informações, aos sistemas e aos processos governamentais. No contexto de especialização das agências governamentais, que possibilita que a Ouvidoria seja um indutor de melhorias da gestão pública, o SIGO tem atuado diretamente na construção e na melhoria dos serviços e entregas públicas, trazendo aquilo que o cidadão quer como elemento fundamental na tomada de decisão do gestor, quando é assunto é serviço público.

 

 

Leia mais:

Em 22 anos, OGDF vem se tornando cada vez mais tecnológica)

 

 

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162

Governo do Distrito Federal