Governo do Distrito Federal
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16/07/24 às 10h32 - Atualizado em 16/07/24 às 10h43

Experiência da Ouvidoria é utilizada como referência na implementação de linguagem simples

Fernanda Oliveira da CGDF (E), conversou com Eliane Silva de Oliveira, em live da SEEC

 

Live promovida pela SEEC segue o estipulado pelo governo no decreto que institui a comunicação direta e inclusiva

 

A ouvidora-geral interina da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), Fernanda Oliveira, participou, na sexta-feira (12), de uma live promovida pela Secretaria de Economia do DF (Seec) para falar sobre a implementação da linguagem simples para atendimento ao cidadão por meio das ouvidorias do GDF. O evento foi transmitido pelo canal da Seec no YouTube.

 

A live segue o que foi estipulado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que instituiu, no decreto nº 45.823, de 20 de maio de 2024, a Política de Linguagem Simples e Direito Visual com o objetivo de promover uma comunicação direta e inclusiva. A apresentação foi de Eliane Silva Oliveira, da Seec.

 

Fernanda Silva falou sobre a experiência bem-sucedida da Ouvidoria-Geral do DF (OGDF) ao implementar a linguagem simples, desde 2015, tanto como política de governança quanto como diretriz na elaboração dos guias e manuais divulgados pelo órgão.

 

Nova linguagem

“Foi um desafio começar a trabalhar de uma forma diferente e sair daquela linguagem governamental a que já estávamos acostumados”, comentou Fernanda. “Mudamos de uma forma geral, desde a maneira como apresentamos as informações nos documentos oficiais até como atendemos o cidadão. Recebemos, em média, 900 registros de ouvidoria por dia, e precisamos ser compreendidos por todos.”

 

A aplicação desta linguagem já havia sido determinada para a OGDF pelo decreto nº 36.462 de 2015, considerando a necessidade de uma comunicação eficiente e transparente entre o governo e os cidadãos, promovendo elaboração de documentos e textos simples para facilitar o entendimento e a participação popular.

 

A medida determina que as manifestações de ouvidoria protocoladas pelo Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (Sigo-DF) serão tratadas considerando a qualidade da resposta, que deve ser adequada à linguagem simples e às instruções do Manual de Atendimento de Ouvidoria.

 

Confira a live.

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