Encontro celebra o Dia da Ouvidoria e com destaque para servidores que dão voz ao cidadão
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) prepara um evento especial para celebrar o Dia da Ouvidoria (16 de março). Será na próxima quinta-feira (9/3), das 9h às 12h, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), no endereço SAIS – Área especial 4, lote 5, Complexo ABMIL. Com o tema “Ouvidoria transformando serviços públicos e melhorando vidas”, o momento também terá a apresentação das iniciativas premiadas em 2022 no Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, promovido pela Ouvidoria-Geral do DF, que compõe a CGDF. O evento é voltado para os ouvidores e equipes da rede SIGO/DF, da Rede Ouvir DF e da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), além dos demais servidores do GDF que queiram participar.
Como o evento é em celebração ao Dia da Ouvidoria, são os servidores que atuam na área que ganharão palco para apresentar o que tem sido feito de inovação no setor, para além de seus trabalhos rotineiros, em contribuição com o Governo do Distrito Federal (GDF). “É importante destacar que o DF tem um trabalho de excelência em ouvidoria, com o SIGO-DF, modelo inovador de governança em rede, com plataforma de registros e marco regulatório unificados para toda a rede do GDF. Somos constantemente chamados a apresentar o nosso trabalho em outros estados”, destaca o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.
A rede citada pelo controlador-geral DF é chamada de Sistema de Gestão de Ouvidorias (SIGO/DF) e foi criada em 2012 pela lei 4.896/2012. A Rede de Ouvidorias do DF é composta por mais de 400 servidores públicos, distribuídos em 131 ouvidorias, com competências e habilidades desenvolvidas para o atendimento ao cidadão. Ao registrar uma manifestação, seja pelo telefone, de forma presencial ou pelo Participa DF, esse registro fica em um sistema único. O órgão responsável é obrigado a responder dentro do prazo e tudo isso é acompanhado pela Ouvidoria-Geral do DF, unidade da CGDF. Atualmente o prazo legal para resposta é de vinte dias, mas o GDF tem respondido, em média, em 11 dias (dados de 2022).
A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, explica que a participação social é um direito dos cidadãos e um dever do Estado. “Nesse sentido precisamos resgatar o papel das ouvidorias na promoção da melhoria dos serviços públicos e no aumento da eficiência do GDF. Esse relacionamento contínuo consolida o papel da rede de ouvidorias como referência entre as ouvidorias públicas. Por isso precisamos comemorar o Dia da Ouvidoria, celebrar e homenagear aqueles que escolhem ser a voz do cidadão nos órgãos públicos”, diz.
Desde 2017, mais de 1,5 milhão de manifestações já foram registradas. O Participa DF, plataforma de registro de Ouvidoria, possui cerca de 900 mil cidadãos cadastrados, o que corresponde a aproximadamente 33% da população do Distrito Federal.
Confira a programação completa do Dia da Ouvidoria – 9/3
9h às 12h – Dia do Ouvidor – SIGO-DF:
Recepção
Apresentação Cultural
Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Abertura
Assinatura da parceria com a Codese
Lançamento da publicação: “Atuação e Interação das Ouvidorias SIGO/DF – Edição 2022”
Painel – Atuação e Interação das Ouvidorias SIGO-DF (apresentação das iniciativas premiadas em 2022)
Categoria: Comunicação interna e externa da Ouvidoria
Ouvidoria é Cultura – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF – SECEC
Ouvidoria em todos os cantos, da cidade ao campo – Hospital Regional do Gama
Categoria: Governança de Serviços
Comunicação entre Ouvidorias para promoção de soluções ao cidadão – Banco de Brasília – BRB e Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap
Fluxos de tratamento interno das denúncias encaminhadas à Ouvidoria da PGDF – Procuradoria-Geral do Distrito Federal – PGDF
Mapeamento, Acompanhamento e Gestão da manutenção de Tapa Buracos nas vias públicas do Guará através do Google Maps – Administração Regional do Guará
Ouvidoria e você, semeando para um amanhã melhor – Administração Regional de São Sebastião
Categoria: Ouvidoria Acessível e Inclusiva
Ouvidoria da Sejus em sintonia com a Agenda 2030 – Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal – SEJUS
Acessibilidade, mais que um direito, uma questão de amor – Companhia Urbanizadora da Nova Capital – NOVACAP
Encerramento
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