Já no primeiro bimestre seis ouvidorias se destacam no quesito resolubilidade
Pautada na defesa dos legítimos interesses do indivíduo, a Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e o Governo, permitindo com que o usuário colabore de alguma forma para a melhoria dos serviços prestados garantindo, dessa forma, a participação popular e a transparência – além do auxílio na eficiência da prestação dos serviços públicos.
Diante da proximidade do Dia do Ouvidor, comemorado no dia 16 de março, a Ouvidoria Geral do DF divulga ranking das ouvidorias especializadas que se destacaram no quesito resolubilidade, nos dois primeiros meses do ano. Nesse período, foi registrado número considerável de manifestações encerradas em face da quantidade de demandas recebidas. Seis ouvidorias se destacaram.
A ouvidoria da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) encontra-se em primeiro lugar, com 90,48% das manifestações encerradas – que significa alto grau de resolubilidade aos chamados recebidos. Em seguida, a ouvidora de Taguatinga registra 86,81% das manifestações encerradas.
Na sequência estão: Ouvidoria do Metrô (82,15%); Ouvidoria da Ceilândia (81,73); Ouvidoria da CEB (79%) e, por último, das 96 ouvidorias que se destacaram no primeiro bimestre do ano, a Ouvidoria do Detran (71%) – evidenciada pela primeira vez no ranking da OGDF.
De acordo com a Ouvidora Geral do DF, Vera Lúcia Coelho, nos três últimos anos, após a criação da OGDF e sua rede, os ouvidores têm sido instrumentos importantes de promoção da participação social. “A rede de Ouvidorias têm o legado de legitimar a voz do cidadão e com isso aprimorar a prática da transparência. Comemoramos pela terceira vez o Dia do Ouvidor no GDF com um saldo bastante positivo, uma vez que criamos a maior rede de Ouvidorias do país, sendo uma Ouvidoria em cada órgão público do DF”, destaca.
A Ouvidora salienta que o Governo do DF foi o idealizador do número de telefone, tridígito gratuito – 162, único para acesso às Ouvidorias, e lembra que hoje com extensão nacional, foi incluída a rede de Ouvidorias na internet – o que possibilita ao cidadão acesso 24h por dia. “Às ouvidoras e ouvidores, parabenizo por colaborarem com uma transformação decisiva para o GDF, que é o ato de ouvir a sociedade e com isso provocar mudanças essenciais para uma gestão de boa governança. Ouvir é um ato de amor”, finaliza.
Rede de Ouvidorias
Atualmente, a Rede de Ouvidorias do DF conta com 96 ouvidorias especializadas, sendo que 58% delas são lideradas por mulheres e, 42%, por homens. A Ouvidoria Geral do DF unidade subordinada a Secretaria de Transparência e Controle, é responsável pela coordenação dos trabalhos das Ouvidorias Especializadas – localizadas em cada órgão do GDF, que atuam em sua área específica de trabalho, com autonomia para cadastrar, analisar e tramitar as manifestações recebidas: reclamações, sugestões, elogios e informações. No caso específico de denúncias, as Ouvidorias Especializadas cadastram e automaticamente, estas manifestações, são encaminhadas à Ouvidoria Geral do DF.
O contato com o serviço de ouvidoria poderá ser feito de três maneiras: pelo site www.ouvidoria.df.gov.br; pelo telefone 162 ou de forma presencial nas ouvidorias especializadas.
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