Visando capacitar os novos ouvidores e servidores que atuam em ouvidoria para realizar a gestão de conflitos, a Controladoria-Geral do DF realizou o curso “Mediação de Conflitos em Ambiente de Ouvidoria”, na Escola de Governo do DF. A iniciativa foi uma parceria da Ouvidoria-Geral do DF e da Subcontroladoria de Correição Administrativa da CGDF.
A mediação de conflitos no ambiente de ouvidoria foi instituída por conta da Instrução Normativa CGDF nº 01/2017 e da Lei Federal nº 13.460/2017, nas quais é evidenciada a necessidade de gerir conflitos entre Estado e cidadão no ambiente de ouvidoria. Por se tratar de uma nova competência no escopo de atuação das ouvidorias do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO-DF, foi promovido o treinamento para os servidores que atuam nesse contexto.
O curso teve como instrutores os servidores Michelle Heringer, da SUCOR, e Roberson Olivieri, da Ouvidoria-Geral.
Michelle falou dos conceitos básicos, normativos e procedimentos atuais para resolução consensual de conflitos entre servidores. Roberson direcionou os aspectos conceituais para a identificação de conflitos nas demandas de ouvidoria.
Uma aula foi dedicada ao tema “comunicação não violenta”, e no último dia foram feitas atividades práticas.
*Fonte: ASCOM/CGDF.
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