Comemoração contou com web série mostrando a evolução da Ouvidoria e marco inédito
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF) está comemorando 25 anos com muitos motivos para festejar. Os registros cresceram anualmente, os projetos de parceria e reestruturação do órgão foram bem-sucedidos, e os investimentos em informatização do sistema e capacitação dos servidores se mostraram promissores, resultando em um aumento de 200% nos elogios recebidos desde 2017.
Além disso, outro fato que marcou o aniversário foram os mais de 1 milhão de usuários registrados (até 23 de julho, eram 1.000.585 cadastros de pessoas físicas e jurídicas) no Participa DF, a plataforma online que unifica os serviços de ouvidoria e de pedidos de acesso à informação.
Para marcar a data, os ouvidores se reuniram nesta sexta-feira, 26, para um café da manhã com a presença do controlador-geral do DF, Daniel Lima. “Vemos que as pessoas reconhecem o excelente trabalho da ouvidoria. Não é algo restrito ao papel. Entidades de outros estados nos procuram porque a OGDF se tornou uma referência nacional”, afirmou.
A ouvidora-geral interina do DF, Fernanda Oliveira, ressaltou que a ouvidoria é uma ferramenta de controle social tanto para o cidadão quanto para o servidor público. “Estamos abertos para receber todos vocês, não apenas para tratar de assuntos relacionados à Controladoria-Geral do DF (CGDF), mas sobre qualquer necessidade, até para solicitar uma faixa de pedestre na rua de casa”, disse ela.
Além deles, também participaram da comemoração o controlador-geral adjunto do DF, Breno Albuquerque, e a ex-ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca. Confira todas as fotos do café da manhã clicando aqui.
A evolução da Ouvidoria
Para celebrar os 25 anos da Ouvidoria-Geral do DF, a Ascom da CGDF preparou uma web série com quatro capítulos curtos, explicando a evolução do órgão ao longo desse quarto de século. Os vídeos destacam as mudanças tecnológicas, músicas e roupas que marcaram cada época.
Você pode conferir a série nos seguintes links:
Méritos da OGDF
Nesta semana, a Ouvidoria alcançou 1 milhão de usuários na plataforma Participa DF. Até o dia 23 de julho, eram 1.000.585 cadastros de pessoas físicas e jurídicas.
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal tem observado um aumento significativo no número de manifestações nos últimos anos. Desde a modernização dos serviços, incluindo o atendimento online iniciado em 2013, o número de registros aumentou 148,6% em 10 anos, passando de 125,5 mil para 312 mil manifestações em 2023.
O aumento dos elogios recebidos também demonstra a crescente confiança dos cidadãos nos serviços da Ouvidoria. Em 2017, foram registrados 5.208 comentários positivos, e em 2023, esse número subiu para 15.632, um aumento de 200,15%.
Esses dados mostram a consolidação da Ouvidoria como um canal essencial de comunicação entre cidadãos e administração pública, além de uma maior conscientização sobre os direitos dos cidadãos e a importância da participação na melhoria dos serviços públicos.
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