Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/21 às 13h32 - Atualizado em 10/06/21 às 18h24

Concurso da Controladoria vai reconhecer Melhores Práticas implementadas nas ouvidorias do DF

Prêmio incentiva ouvidorias do GDF a melhorarem cada vez mais o atendimento ao o cidadão

 

A 6ª edição do Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, realizado pela Ouvidoria-Geral do DF (OGDF), da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), vai trazer uma novidade na premiação das Ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF) em 2021. Este ano, uma nova categoria foi incluída: “Comunicação interna e externa da ouvidoria”. A categoria vai contemplar as ações sistematizadas de comunicação voltadas para o público interno ou externo, com intuito de divulgar o papel, os canais e os procedimentos do serviço de ouvidoria dos órgãos.

 

O 6º Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública foi lançado nesta quarta-feira (9), por meio do Edital do Concurso Melhores Práticas, e está sendo divulgado pela OGDF para todas as ouvidorias dos órgãos e entidades do GDF também nesta quarta, em reunião com os ouvidores, a fim de que eles possam atuar de forma propositiva. Porém, é preciso atentar-se para o prazo das inscrições, que ocorrerão entre 20 de setembro e 10 de outubro de 2021, pelo site da Ouvidoria-Geral do DF.

 

“Esse tipo de concurso, assim como outras ações que realizamos, é uma ferramenta que tem um objetivo claro e constante para nós: melhorar a entrega ao cidadão do Distrito Federal. É também uma forma de reconhecer os ouvidores que estão no caminho certo e utilizar essas iniciativas como exemplo a serem implementadas em outros órgãos”, explica o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

 

O concurso é voltado para as ouvidorias seccionais do GDF, integrantes do Sistema de Gestão de Ouvidorias (SIGO/DF), e visa a estimular, reconhecer, fortalecer e premiar as ações de melhoria dos serviços, implementadas pelas ouvidorias do GDF.

 

A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, ressalta que, além da categoria Comunicação interna e externa, este ano, o certame terá ainda a categoria “Ouvidoria como ferramenta de gestão”. “O foco é mostrar ações que aperfeiçoaram a análise e a indicação de providências por parte das ouvidorias junto aos gestores dos órgãos do GDF”, conta.

 

Inscrições

 

As inscrições serão realizadas entre 20 de setembro e 10 de outubro de 2021, exclusivamente por meio do preenchimento de Formulário-Descritivo-2021, devidamente assinado, que estará disponível no site da Ouvidoria-Geral do DF. Poderão ser inscritas iniciativas que tenham sido colocadas em prática a partir de 1º de janeiro de 2019, com resultados concretos até 10 de outubro de 2021, e que não tenham recebido premiação do SIGO-DF em edições anteriores.

 

As ouvidorias seccionais poderão inscrever até três iniciativas nas duas categorias do concurso: Ouvidoria como ferramenta de gestão e Comunicação interna e externa da ouvidoria. Cada iniciativa inscrita deverá ser encaminhada, em formato PDF, pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para endereço CGDF/OGDF/COPLA/DIPRO, em processo específico e com acesso restrito, justificado pela hipótese legal: “documento preparatório”, dentro do período de inscrição – 20 de setembro a 10 de outubro de 2021.

 

Os órgãos e entidades poderão associar-se na apresentação de iniciativas em parceria com outro órgão do Distrito Federal ou outra ouvidoria pública no âmbito Distrital ou Federal.

 

Premiação

 

A Ouvidoria-Geral do DF vai premiar as duas melhores iniciativas de cada categoria, que serão avaliadas por uma comissão composta por servidores da Controladoria-Geral do DF. No julgamento, serão levados em consideração critérios como inovação, participação social, simplicidade e replicabilidade, além da utilização das informações de Ouvidoria.

 

O resultado com os nomes das ouvidorias vencedoras será divulgado em evento do Balanço 2021, previsto para o dia 19 de novembro de 2021. Também haverá divulgação dos vencedores no site da Ouvidoria-Geral.

 

Outras informações sobre o concurso poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico concursoouvidoria@cg.df.gov.br.

 

 

Fonte: Ascom/CGDF

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162