Reunião debateu a importância estratégica das ouvidorias
A Controladoria-Geral do DF (CGDF) esteve, na manhã de 24/6, no “Bate-Papo com a Ouvidoria” do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). O encontro aconteceu no auditório do órgão e contou com a participação da ouvidora-geral do DF interina, Fernanda Oliveira, o presidente do Instituto, Manoel Clementino Neto, a ouvidora do IPEDF, Simone Ribeiro, além dos servidores do Instituto.
A ouvidora-geral interina abriu o bate-papo apresentando a Ouvidoria Pública e seus serviços, em contraponto à percepção da Ouvidoria como “canal” que apenas recebe reclamações ou pedidos de acesso à informação. Para ela, apesar de ter também canais de comunicação com o cidadão, o serviço é muito maior do que isso.
“A Ouvidoria é uma unidade estratégica que utiliza dados da sociedade para melhorar os serviços públicos e fortalecer o relacionamento entre o Estado e a população. As manifestações registradas são utilizadas como a base de dados para que aconteça essa melhoria contínua”, explicou Fernanda Oliveira.
Continuando a apresentação, ela destacou que a abordagem da Ouvidoria-Geral do DF (OGDF) se fundamenta em três vertentes principais:
Cleiton Oki, coordenador de Atendimento ao Cidadão no canal SIC – Serviço de Informação ao Cidadão da CGDF, fez uma apresentação para alinhar os principais aspectos do trabalho de ouvidor, como cumprir o prazo de respostas e a Lei de Acesso à Informação (LAI), tópico importante ao IPEDF que recebe inúmeros pedidos devido à natureza voltada para a pesquisa.
“É crucial sensibilizar sobre a importância desses pedidos e da participação da população na construção de políticas públicas”, destacou Cleiton. “Além disso, foi necessário alinhar o papel da Ouvidoria como um recurso interno para os servidores, não apenas recebendo demandas das unidades técnicas, mas também construindo fluxos mais eficientes e respostas de qualidade”, concluiu ele.
Para o presidente do Instituto, a colaboração mútua é o principal benefício do bate-papo. “A importância do evento é, principalmente, a troca de informações entre a OGDF, que tem uma visão ampla do GDF, e a equipe interna do IPEDF. De forma que os nossos servidores possam entender a dinâmica por trás do processo de ouvidoria e, assim, atender melhor a população”, ressaltou o presidente do Instituto.
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162