Governo do Distrito Federal
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25/06/24 às 13h46 - Atualizado em 25/06/24 às 13h56

Bate-Papo com a Ouvidoria no IPEDF 

 

Reunião debateu a importância estratégica das ouvidorias 

 

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) esteve, na manhã de 24/6, no “Bate-Papo com a Ouvidoria” do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). O encontro aconteceu no auditório do órgão e contou com a participação da ouvidora-geral do DF interina, Fernanda Oliveira, o presidente do Instituto, Manoel Clementino Neto, a ouvidora do IPEDF, Simone Ribeiro, além dos servidores do Instituto.

 

A ouvidora-geral interina abriu o bate-papo apresentando a Ouvidoria Pública e seus serviços, em contraponto à percepção da Ouvidoria como “canal” que apenas recebe reclamações ou pedidos de acesso à informação. Para ela, apesar de ter também canais de comunicação com o cidadão, o serviço é muito maior do que isso.

 

“A Ouvidoria é uma unidade estratégica que utiliza dados da sociedade para melhorar os serviços públicos e fortalecer o relacionamento entre o Estado e a população. As manifestações registradas são utilizadas como a base de dados para que aconteça essa melhoria contínua”, explicou Fernanda Oliveira.

 

Continuando a apresentação, ela destacou que a abordagem da Ouvidoria-Geral do DF (OGDF) se fundamenta em três vertentes principais: 

 

  • Melhoria de serviços: utilizando o feedback da sociedade, onde o cidadão atua como nosso consultor. 
  • Fornecimento de informações: atendendo aos pedidos de informações que não estão disponíveis na transparência ativa. 
  • Ouvidoria interna: servindo como um canal para que servidores possam dar sugestões e contribuir com a melhoria do funcionamento geral do Estado. 

 

Cleiton Oki, coordenador de Atendimento ao Cidadão no canal SIC – Serviço de Informação ao Cidadão da CGDF, fez uma apresentação para alinhar os principais aspectos do trabalho de ouvidor, como cumprir o prazo de respostas e a Lei de Acesso à Informação (LAI), tópico importante ao IPEDF que recebe inúmeros pedidos devido à natureza voltada para a pesquisa.

 

“É crucial sensibilizar sobre a importância desses pedidos e da participação da população na construção de políticas públicas”, destacou Cleiton. “Além disso, foi necessário alinhar o papel da Ouvidoria como um recurso interno para os servidores, não apenas recebendo demandas das unidades técnicas, mas também construindo fluxos mais eficientes e respostas de qualidade”, concluiu ele.

 

Para o presidente do Instituto, a colaboração mútua é o principal benefício do bate-papo. “A importância do evento é, principalmente, a troca de informações entre a OGDF, que tem uma visão ampla do GDF, e a equipe interna do IPEDF. De forma que os nossos servidores possam entender a dinâmica por trás do processo de ouvidoria e, assim, atender melhor a população”, ressaltou o presidente do Instituto.

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