Governo do Distrito Federal
5/12/22 às 12h22 - Atualizado em 5/12/22 às 12h23

Acessibilidade e modelo de maturidade são entregas da Ouvidoria-Geral do DF em 2022

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Controladoria-Geral realizou evento e reuniu ouvidores e servidores do GDF para apresentar os resultados deste ano

 

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), reuniu, nesta terça-feira (29/11), todos os ouvidores e servidores que atuam nas ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF), para participarem da Jornada SIGO-DF – Resultados 2022. O evento é uma oportunidade para apresentar os resultados obtidos no ano e premiar os órgãos selecionados nos Prêmio Melhores práticas em Ouvidoria.

O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, ressaltou o papel da ouvidoria na promoção de um bom relacionamento entre o Governo e as pessoas: “A Ouvidoria do GDF é uma referência no Brasil quando o assunto é acolher e atender o cidadão, sempre com comprometimento. E assim, vamos inovando aos poucos o Governo no sentido de promover uma mudança importante no relacionamento entre o Estado e as pessoas, trazendo uma ouvidoria acolhedora, eficiente e solícita para as pessoas”.

A ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Fonseca, afirmou que encerra mais um ciclo com sentimento de dever cumprido. “Nós fomos nossa melhor versão neste último ano. Hoje somos uma rede integrada e fortalecida, referência nacional, evoluindo na questão do modelo de maturidade das ouvidorias, cada vez mais inseridas em projetos estratégicos do Governo”, disse.

O Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP), que está sendo implementado pela Ouvidoria-Geral do DF, foi desenvolvido para apoiar o processo de melhoria continuada na gestão das unidades de ouvidoria pública. Conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e com a consultoria do Programa da União Europeia para Coesão Social na América Latina (EUROsociAL).

No DF, a rede SIGO-DF (Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal), implementada há 10 anos, e que integra todas as ouvidorias dos órgãos e entidades do GDF, com atuação em rede, tem sido referência nacional, como ressaltou o ouvidor-geral interino da Ouvidoria-Geral da União, Marcos Gerhardt: “A Ouvidoria do GDF sempre foi uma inspiração para a Ouvidoria Geral da União”, afirmou.

Resultados

Em 2022, a Ouvidoria-Geral do DF focou na acessibilidade, seja para o atendimento das pessoas com deficiência, seja para dar oportunidade a servidores deficientes. Nesta terça-feira (29/11), durante a Jornada SIGO-DF, a Ouvidoria-Geral também entregou para os ouvidores e servidores que atuam em ouvidorias do GDF a segunda edição do Manual de atendimento de Ouvidoria – SIGO-DF e o novo Guia Prático para as ouvidorias do GDF, que trata sobre orientações operacionais, conduta, proteção de dados pessoais, Governança e Cartas de Serviços. Os documentos serão publicados no site da CGDF no dia 9 de dezembro, após as contribuições das equipes de ouvidoria.

A Ouvidoria-Geral do DF também tem sido fonte de informações estratégicas para todos os setores do governo, inclusive para realizar o próprio controle interno. Em 2020, por meio do Painel da Ouvidoria, todos os dados referentes às demandas de ouvidorias no DF se tornaram públicos e de fácil e rápido acesso para qualquer pessoa consultar e para que os gestores dos diversos órgãos do GDF pudessem tomar decisões baseadas nas informações de necessidade da população.

Afinal, a cada ano, o cidadão do DF participa mais por meio das ouvidorias, com aumento médio anual de 20% nos registros. “Isso representa uma relação de confiança da população com o serviço de ouvidoria”, afirma a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.

Melhores Práticas em Ouvidoria

A Jornada SIGO-DF terminou com a entrega do 7º Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria do DF. Um dos vencedores foi a Ouvidoria do Hospital Regional do Gama, com o projeto “Ouvidoria em todos os cantos, da cidade ao campo”. A chefe da Ouvidoria, Eliane de Oliveira ficou emocionada com o reconhecimento. “Passamos diversas adversidades na pandemia e a minha equipe ficou envolvida em melhorar o atendimento. Nossa missão era estimular as equipes de saúde a responder os processos de ouvidorias. Fizemos um longo trabalho de conscientização dos nossos servidores. Eu fui à muitas zonas rurais para conversar com cada servidor. E tivemos uma receptividade muito grande. Esse prêmio é a concretização desse trabalho”.

Confira todos os vencedores do 7º Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria:

Comunicação entre ouvidorias para promoção de soluções ao cidadão

Bando de Brasília – BRB

Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap

Fluxos de Tratamento interno das denúncias encaminhadas à ouvidoria da PGDF

Procuradoria-Geral do Distrito Federal – PGDF

Mapeamento, acompanhamento e gestão da manutenção de tapa buracos nas vias públicas do Guará através do Google Maps

Administração Regional do Guará

Ouvidoria e você, semeando para um amanhã melhor

Administração Regional de São Sebastião

Ouvidoria é cultura

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF – SECEC

Ouvidoria em todos os cantos, da cidade ao campo

Hospital Regional do Gama

Acessibilidade, mais que um direito, uma questão de amor

Companhia Urbanizadora da Nova Capital – Novacap

Ouvidoria da Sejus em sintonia com a agenda 2030

Secretaria de Justiça e Cidadania do DF – Sejus

Confira as fotos do evento aqui.

 

Fonte: Ascom/CGDF

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

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