A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal é responsável por desenvolver a Formação Continuada dos ouvidores no âmbito do DF.
Nosso grande objetivo aqui é proporcionar capacitação permanente, primando pela efetiva qualificação do servidor em prol da melhoria na prestação da atividade e dos serviços públicos.
Oferecemos e recomendamos cursos e oficinas que permitem aos servidores obter conhecimentos, habilidades e atitudes para atuarem como profissionais ouvidores-gestores. Queremos nossas ouvidorias atuando como efetivas ferramenta de gestão.
⇒ Essa Formação é composta por uma trilha de aprendizagem que contempla 3 módulos:
– BÁSICO — ambientar os novos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria por meio da apresentação das ferramentas de trabalho, metodologias a serem utilizadas e normas aplicáveis
– AVANÇADO — aprofundar os conhecimentos e as práticas dos ouvidores ou membros das equipes, trocas de experiências e possíveis convidados externos
– ATUALIZAÇÃO — aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria, com o intuito de propiciar ao servidor instrumentos e ferramentas gerenciais que o qualifiquem a fornecer subsídios efetivos ao aprimoramento da gestão pública.
⇒ Certificação
– Após conclusão de cada curso o aluno receberá certificado específico
– Após a conclusão dos 3 módulos, sem obrigatoriedade de serem cursados de forma sequencial, o servidor irá adquirir a “Certificação em Ouvidoria Pública – SIGO-DF” – documento complementar e exclusivo para aqueles que cumprirem com 100% dos cursos oferecidos.
⇒ Cursos e oficinas obrigatórios para a Certificação em Ouvidoria da Ouvidoria-Geral do DF:
MÓDULO BÁSICO:
⇒ Ambientação para os novos ouvidores
⇒ Formação em Ouvidoria (EAD)
⇒ Assédio na Administração Pública (EAD)
⇒ Transparência, Ética e Controle Social (EAD)
MÓDULO AVANÇADO:
⇒ Gestão de Riscos eIntegridade
⇒ Qualidade da Resposta em Ouvidoria
⇒ Atendimento Inclusivo e Acessível em Ouvidoria
⇒ Lei Geral de Proteção de Dados aplicada às Ouvidorias Públicas
⇒ Gestão de Conflitos em Ouvidoria
⇒ Planejamento Estratégico em Ouvidoria
⇒ Gestão da informação e relatórios de Ouvidoria
⇒ Análise de Denúncia no Âmbito Correcional
MÓDULO ATUALIZAÇÃO:
⇒ Relatórios de Ouvidoria
⇒ Atendimento em Ouvidoria – (casos complexos)
⇒ Comunicação no ambiente de Ouvidoria
⇒ Linguagem simples
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