Desde o início deste ano, todos os ouvidores da estrutura administrativa do GDF podem acessar o Sistema de Ouvidoria e Informação Pública (TAG). O processo de implantação teve início em outubro de 2012 na Secretaria de Saúde.
Além de modernizar a gestão de informações de ouvidoria, o software TAG possibilita o acompanhamento, em tempo real, de todas as ações realizadas desde o contato com o manifestante até a resposta a ele encaminhada.
Coordenado pela Ouvidoria Geral do DF, o sistema também será disponibilizado para o cidadão. O objetivo é estimular a população a utilizar a internet para fazer o seu registro. Este processo garante transparência, uma vez que a pessoa poderá saber para onde foi direcionada sua demanda e os encaminhamentos adotados.
Para o ouvidor, o sistema vem como uma importante ferramenta para gerenciar as informações.
Andreu Fernandes Valls, ouvidor da secretaria de Administração Pública (Seapa), destaca que a grande vantagem trazida pelo TAG é a possibilidade de o cidadão poder fazer um registro para a Ouvidoria estando em qualquer lugar, além de poder acompanhar a demanda, verificando os encaminhamentos dados. Por exemplo, para qual gerência foi encaminhada dentro de uma secretária.
Não só para reclamações
“Quando um ouvidor recebe um elogio, o secretário entrega o registro feito pelo cidadão para ele e faz constar na pasta funcional”, destaca Andreu, ressaltando que por meio da Ouvidoria, a população pode registrar além de reclamação, também elogios. Também é permitido o registro de sugestões e denúncias.
Outro ponto positivo destacado pelo ouvidor da Seapa DF é a qualidade dos relatórios gerados por meio do TAG. “São mais precisos e permitem uma gestão eficiente das informações”.
Treinamentos
Os ouvidores do GDF têm participado de treinamentos para garantir o uso eficiente do sistema e garantir que todas as demandas tenham o encaminhamento correto.
Os servidores que ainda não participaram de oficina podem solicitar o treinamento por meio do e-mail tag@stc.df.gov.br.
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