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6/03/15 às 21h06 - Atualizado em 29/10/18 às 12h38

Atuação das mulheres nas Ouvidorias do GDF

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Atuação das mulheres nas Ouvidorias do GDF

O papel da mulher é fundamental para ajudar e atender o público

Hoje a rede de ouvidorias do GDF conta com 47% de mulheres atuando como ouvidoras. Elas usam sua sensibilidade para melhor atender ao público. Mas, não deixam de ter a firmeza necessária na hora de encaminhar as demandas e cobrar as repostas a serem encaminhadas ao cidadão.

No treinamento de ouvidoria desta semana elas foram maioria, numa turma de 30 servidores que atuam em ouvidorias do GDF, 23 eram mulheres. Elas estão muito presentes nessa área de atendimento, desde sua entrada do mercado de trabalho, que foi marcado pela presença feminina nas centrais de tele atendimento.

Em nome das Ouvidoras do GDF, falaram as que representam o segmento de educação e de Gestão Administrativa e Desburocratização. A Ouvidora da Educação, Evelyne Cunha, é servidora da Ouvidoria desde 2007, diz que “as mulheres são sensíveis e acolhedoras por isso identificam o pleito do cidadão sem julgamento dos seus problemas”. Ser ouvidora “não é só atender o cidadão é atender o estado, é valorizar a participação do cidadão no exercício da democracia”, disse a servidora Flávia Rodrigues, ouvidora desde 2012 e atualmente responde pela Ouvidoria da Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização.

– MAIS UMA TURMA DE OUVIDORES TREINADA

Todos os ouvidores já foram treinados. Apenas quatro órgãos do GDF não tem ouvidor nomeado, que são as Administrações da Fercal e Jardim Botânico, a Secretaria de Relações Institucionais e Sociais e Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF – INAS. As demais Administrações Regionais, Secretarias e Entidades Públicas estão prontas para atender ao cidadão.

A capacitação tem por objetivo melhorar o funcionamento da Rede de Ouvidorias Especializadas e, consequentemente, o atendimento ao cidadão. Os próximos encontros serão com as equipes de ouvidorias especializadas do DF.

A programação do curso inclui o sistema de ouvidoria, a Lei de Acesso à informação – e-Sic, Segurança da Informação, Procedimentos de atendimento e os relatórios do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública. Há, também, um módulo em que o ouvidor é orientado sobre técnicas de atendimento, relacionamento com o cidadão e sobre o seu papel enquanto fomentador de políticas públicas. Conforme definido no art. 12 da lei nº 4.990/2012, as ouvidorias devem atuar também como Serviço de Informações ao Cidadão.

– ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio, dúvida ou sugestão:

– Ligue 162 (ligação gratuita para telefone fixo)

– Acesse Registre sua Manifestação

– Se preferir, há também o atendimento presencial nas Ouvidorias Especializadas das Administrações Regionais, Secretarias de Estado    e Demais instituições. Para encontrar os endereços, clique aqui.

Para realizar um pedido de informação acesse www.e-sic.df.gov.br ou procure pessoalmente o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC nas Ouvidorias Especializadas do Governo do Distrito Federal . Para encontrar os endereços, clique aqui.

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162

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