Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/13 às 20h10 - Atualizado em 29/10/18 às 12h17

Troca de experiências – Ouvidoria na área de educação é pauta de reunião

Com o intuito de favorecer o intercâmbio de informações sobre ouvidoria na área de educação, o ouvidor da Sociedade de Educação Tiradentes, Euler Almeida Costa, veio a Brasília nesta sexta-feira, 13/09, participar de reunião com representantes da ouvidoria da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal e a Ouvidora Geral Vera Lúcia Coelho.

A Sociedade de Educação Tiradentes é formada por três universidades em Aracajú, além de faculdades em Maceió e Recife, com mais de 40 cursos lato sensu; mestrado; doutorado e educação à distância. Mais de 40 mil alunos são atendidos pela rede.

Atuante no grupo Tiradentes há 13 anos, Euler assumiu a ouvidoria em 2010. “É a paixão da minha vida”, confessa o ouvidor e acrescenta “Apesar de complicado, porque a meta não é alcançada, isso é positivo. Estimula o desenvolvimento das relações interpessoais”.

Entre os projetos já implantados pela Sociedade de Educação no nordeste, um despertou a atenção da ouvidoria da educação do DF: o modelo de gestão preventivo.

 O enfrentamento ao bullying entre aluno/ professor; aluno/aluno foi um dos pontos destacados no sentido da prevenção em virtude das ocorrências constantes nas escolas. Neste sentido, foi debatida pelos presentes a possibilidade de se trabalhar a questão da violência e cidadania em sala de aula.

“Esta troca de experiência sempre é válida para que possamos aperfeiçoar o atendimento ao cidadão, buscando a implantação de modelos que atendam a coletividade”, pontuou na ocasião a Ouvidora Geral Vera Lúcia Coelho.

Ao final da reunião, Euler parabenizou o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria Geral do GDF (OGDF), no sentido de estruturar a Rede de Ouvidorias. “É um exemplo que deve ser seguido no Brasil” e se identificou com o modelo de gestão da OGDF ao pontuar que as ouvidorias especializadas têm um padrão a seguir, mas são autônomas.

Outras reuniões estão previstas para a elaboração e desenvolvimento de projetos. 

 

 

 Grupo Tiradentes

Ouvidoria Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162