Esse programa tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso aos serviços públicos e estimular a participação da sociedade no monitoramento destes serviços.
Quais os benefícios?
– Ampliar o controle social
– Promover a melhoria da qualidade do atendimento prestado
– Garantir a efetividade na prestação dos serviços
– Repassar informações úteis e de qualidade para a solicitação dos serviços, em todos os meios de comunicação possíveis (presencial, internet e telefônico).
Como o próprio nome já diz, é a ouvidoria que transita, que se desloca.
Encontramos aqui uma oportunidade para ouvirmos a sociedade no local em que se encontram!
Nossos principais objetivos com essa ação são:
– Aproximar o cidadão da Administração Pública: ouvir as demandas da sociedade para poder aprimorar as políticas públicas e os serviços prestados;
– Aplicar pesquisa: coletar a percepção do cidadão quanto à execução do serviço de ouvidoria e demais serviços públicos; e
– Divulgar as Cartas de Serviços: esclarecer, de forma presencial, quais são os serviços prestados e como funcionam.
São encontros com ações de sensibilização e aplicações de pesquisa de satisfação interna para:
– Aproximar e criar vínculos;
– Humanizar o trabalho;
– Aprender a ouvir e
– Aprender a falar.
Nossos objetivos com esse Programa são:
-Valorizar e empoderar os ouvidores e equipe;
– Melhorar a relação interpessoal e
– Identificar as competências individuais para elaborar as organizacionais.
Fazem parte desse Programa os seguintes Projetos:
Faça uma visita ou convide outra ouvidoria integrante da rede SIGO-DF para:
– Troca de boas práticas;
– Assuntos em comum;
– Quais os projetos em andamento;
– Entre outros assuntos.
Vejam as dicas para uma visita de sucesso e o relatório modelo a ser enviado para a Ouvidoria-Geral do DF.
BATE-PAPO COM A OUVIDORIA
– Você pode convidar servidores de dentro da sua instituição para apresentar o trabalho da sua ouvidoria ou
– Pode ser convidado a falar da sua ouvidoria em evento promovido pela seu órgão.
Em qualquer uma das opções, temos orientações para você e um modelo de relatório para seguir.
Envie mensagens curtas com temas envolvendo a ouvidoria para os diversos setores do seu órgão.
Para facilitar o planejamento, criamos um documento com orientações e um modelo de relatório.
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal é responsável por desenvolver a Formação Continuada dos ouvidores no âmbito do DF.
Nosso grande objetivo aqui é proporcionar capacitação permanente, primando pela efetiva qualificação do servidor em prol da melhoria na prestação da atividade e dos serviços públicos.
Oferecemos e recomendamos cursos e oficinas que permitem aos servidores obter conhecimentos, habilidades e atitudes para atuarem como profissionais ouvidores-gestores. Queremos nossas ouvidorias atuando como efetivas ferramenta de gestão.
⇒ Essa Formação é composta por uma trilha de aprendizagem que contempla 3 módulos:
– BÁSICO — ambientar os novos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria por meio da apresentação das ferramentas de trabalho, metodologias a serem utilizadas e normas aplicáveis
– AVANÇADO — aprofundar os conhecimentos e as práticas dos ouvidores ou membros das equipes, trocas de experiências e possíveis convidados externos
– ATUALIZAÇÃO — aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria, com o intuito de propiciar ao servidor instrumentos e ferramentas gerenciais que o qualifiquem a fornecer subsídios efetivos ao aprimoramento da gestão pública.
⇒ Certificação
– Após conclusão de cada curso o aluno receberá certificado específico
– Após a conclusão dos 3 módulos, sem obrigatoriedade de serem cursados de forma sequencial, o servidor irá adquirir a “Certificação em Ouvidoria Pública – SIGO-DF” – documento complementar e exclusivo para aqueles que cumprirem com 100% dos cursos oferecidos.
*Observação: Módulo I (Ambientação para novos ouvidores) é obrigatório para os ouvidores que entraram a partir de 2023.
⇒ Cursos e oficinas obrigatórios para a Certificação em Ouvidoria da Ouvidoria-Geral do DF:
⇒ Cursos e oficinas obrigatórios para a Certificação em Ouvidoria da Ouvidoria-Geral do DF:
*Observação: as datas dos cursos podem sofrer alterações.
MÓDULO I: Começando o trabalho de ouvidoria
⇒ Ambientação para os novos ouvidores – obrigatório para os ouvidores que entraram a partir de 2023.
INÍCIO DO CURSO
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TÉRMINO DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO | TURMA |
27/02/2023 | 03/03/2023 | 8 às 12h | Matutino | Ambientação para os novos ouvidores | 1 |
12/06/2023 | 16/06/2023 | 8 às 12h | Matutino | Ambientação para os novos ouvidores | 2 |
21/08/2023 | 25/08/2023 | 8 às 12h | Matutino | Ambientação para os novos ouvidores | 3 |
23/10/2023 | 27/10/2023 | 8 às 12h | Matutino | Ambientação para os novos ouvidores | 4 |
MÓDULO II: Produzindo resultados para melhorar vidas
⇒ Gestão do Atendimento em Ouvidoria
INÍCIO DO CURSO
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TÉRMINO DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO | TURMA |
25/04/2023 | 26/04/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Gestão do Atendimento em Ouvidoria | 1 |
02/08/2023 | 03/08/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Gestão do Atendimento em Ouvidoria | 2 |
⇒ Desenvolvendo Projetos de Ouvidoria
INÍCIO DO CURSO
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TÉRMINO DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO | TURMA |
02/05/2023 | 03/05/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Desenvolvendo projetos de ouvidoria | 1 |
16/05/2023 | 17/05/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Desenvolvendo Projetos de Ouvidoria | 2 |
23/05/2023 | 24/05/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Desenvolvendo Projetos de Ouvidoria | 3 |
⇒Produzindo Resultados de Ouvidoria
INÍCIO DO CURSO
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TÉRMINO DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO | TURMA |
05/06/2023 | 07/06/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Produzindo Resultados de Ouvidoria | 1 |
13/06/2023 | 15/06/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Produzindo Resultados de Ouvidoria | 2 |
18/07/2023 | 20/07/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Produzindo Resultados de Ouvidoria | 3 |
25/07/2023 | 27/07/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Produzindo Resultados de Ouvidoria | 4 |
Observação: curso optativo – não faz parte da certificação
INÍCIO DO CURSO | TÉRMINO DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO | TURMA |
04/05/2023 | 05/05/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Canva para Ouvidores | 1 |
31/07/2023 | 01/08/2023 | 14 às 18h | Vespertino | Canva para Ouvidores | 2 |
MÓDULO III: Conhecendo novos temas - Será realizado a partir de 2024
⇒ Entendendo denúncias, ética e integridade
⇒ Atendimento inclusivo e acessível
⇒ Aprendendo a se comunicar melhor
CURSO: Formação em Governança de Serviços o GDF
⇒ Tem a finalidade de capacitar os ouvidores e demais servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Distrital.
⇒ O curso será composto por capacitação, protótipo, implementação e avaliação.
⇒ Para o referido curso será emitido uma certificação especifica após a conclusão todas as etapas.
DATA DO CURSO | HORÁRIO | TURNO | CURSO | TURMA | |
08/08/2023 e 10/08/2023 |
14h às 18h |
Vespertino |
Curso – Formação em Governança de Serviços do GDF |
1 |
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15/08/2023 e 17/08/2023 | |||||
22/08/2023 e 24/08/2023 | |||||
29/08/2023 e 31/08/2023 |
14h às 18h |
Vespertino |
Curso – Formação em Governança de Serviços do GDF |
2 |
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05/09/2023 e 06/09/2023 | |||||
12/09/2023 e 14/09/2023 | |||||
19/09/2023 e 20/09/2023 |
14h às 18h |
Vespertino |
Curso – Formação em Governança de Serviços do GDF |
3 |
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26/09/2023 e 28/09/2023 | |||||
03/10/2023 e 05/10/2023 | |||||
10/10/2023 e 11/10/2023 |
14h às 18h
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Vespertino |
Curso – Formação em Governança de Serviços do GDF |
4 |
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17/10/2023 e 19/10/2023 | |||||
24/10/2023 e 26/10/2023 | |||||
09/11/2023 |
14h às 18h |
Vespertino |
Curso – Aula Final |
Todas as turmas
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⇒ Escola de Governo do Distrito Federal
– Atendimento ao cidadão
– Ética e serviço público
⇒ Instituto Legislativo Brasileiro
– Ética e Administração Pública
– Excelência no Atendimento
– Gestão Estratégica com foco na Administração Pública
– Lei de Acesso à Informação
– Ouvidoria na Administração Pública (parceria CGU/ILB)
– Gestão em Ouvidoria
– Controle Social
– Ética e Serviço Público
– Introdução à Gestão de Processos
– Acesso à Informação
– Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias
– Defesa do Usuário e Simplificação
– Tratamento de Denúncias em Ouvidoria
Observação: apesar da similaridade dos cursos, a certificação da Ouvidoria-Geral da União é uma complementação à formação continuada, não substituindo a Certificação em Ouvidoria Pública – SIGO/DF emitida pela OGDF que tem conteúdo específico para rede de ouvidorias públicas que integram o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF.
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