Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/16 às 15h42 - Atualizado em 29/10/18 às 12h37

Ouvidoria-Geral inicia nova etapa de qualificação do servidor que atua nas Ouvidorias do GDF

Ouvidoria-Geral inicia nova etapa de qualificação do servidor que atua nas Ouvidorias do GDF

 

No evento estiveram presentes 35 participantes aprimorando conhecimentos e compartilhando “casos” ocorridos em suas ouvidorias.

A Ouvidoria-Geral do DF promoveu, entre os dias 15 a 19 de agosto, na Escola de Governo, a etapa avançada do Curso de Acompanhamento dos Serviços de Ouvidoria no Distrito Federal, voltado para a qualificação de ouvidores que atuam nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Distrito Federal.

O curso, com aulas em duas fases, buscou a excelência na prestação dos serviços públicos, com foco no aprimoramento do atendimento direto ao cidadão. “Enriquecer o profissional de ouvidoria foi o objetivo central do encontro, que destacou o compartilhamento de ‘casos’ e soluções ocorridos nas ouvidorias do DF”, disse José dos Reis, ouvidor-geral do DF.

Para aprimorar o conhecimento e robustecer a rede de ouvidorias, foram convidados palestrantes de órgãos externos que dividiram exemplos e experiências vividas no Governo Federal, além de proporcionar debates de outros temas relacionados ao fortalecimento no atendimento ao cidadão.

Maria Izabel, coordenadora de planejamento da Ouvidoria-Geral, ressaltou a relevância da participação ativa dos ouvidores e a importância da comunicação objetiva e cristalina para o sucesso do entendimento do cidadão, especialmente se houver indeferimento de sua solicitação. “O ouvidor precisa insistir em explicar de forma clara e suficiente para que o cidadão entenda o indeferimento”, reforçou.

Entre os dias 15 e 16, participaram Ana Paula Schwelm Gonçalves debatendo sobre “Atendimento de Ouvidoria – Estudos de casos”, e Érica Bezerra Queiroz Ribeiro, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, com o tema “Lei de Acesso à Informação – Análise de pareceres e julgados”.

Dias 17 e 18 os palestrantes foram José Vanderlei Santos Rolim, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, com o tema “Mediação de conflitos em ambiente de ouvidoria”, e Márcio Camargo Cunha Filho, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, discorrendo sobre “Ouvidoria como instrumento de Gestão”.

Encerrando o ciclo de palestras desta primeira etapa, no dia 19, a convidada Flávia Castro de Andrade, do Ministério da Integração, apresentou “Casos de sucesso em ouvidoria – exemplos nacionais e internacionais”. No mês de novembro acontecerá a segunda fase da qualificação. 

Fonte: Ascom CGDF.

 

Ouvidoria Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162