Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/04/14 às 20h49 - Atualizado em 29/10/18 às 12h39

Ouvidoria Geral apresenta, em evento público, balanço de suas atividades

Nesta quinta-feira, 24, foi realizado evento de prestação de contas da Ouvidoria Geral, o ‘Balanço da Ouvidoria Geral do DF’. O evento, realizado no auditório da Câmara Legislativa do DF, contou com a presença de autoridades, que compuseram a mesa de abertura. No início da manhã, o evento foi aberto pelo Secretário de Transparência e Controle do DF, Mauro Noleto, que discorreu acerca da importância da atuação da Ouvidoria e da Rede de Ouvidorias criada no início deste governo. Noleto destacou, ainda, a importância do serviço das ouvidorias como instrumento de aprimoramento constante. Ele falou, também, a respeito dos serviços desempenhados pela Secretaria de Transparência e Controle e do desafio em garantir ao cidadão o acesso à informação correta de forma dinâmica e transparente. “Que este Balanço sirva como momento de reflexão para que possamos melhorar sempre nos serviços prestados”, comentou.

O deputado Joe Valle também fez parte da mesa de abertura. Em sua fala, o deputado destacou a importância de os órgãos públicos darem o devido reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo ouvidor. “A gente percebe que tem espaços hoje que estão completamente integrados no processo e espaços que ainda não se sabe o que se fala [em relação ao trabalho de ouvidoria]. A ouvidoria é fundamental para se fazer gestão. E é essa ótica que precisamos passar a ter. A ótica da eficiência, eficácia e efetividade”, destacou.

Representando o governador Agnelo Queiroz, esteve presente ao evento e também compôs a mesa de abertura o Secretário da Casa Civil, Swedenberger do Nascimento Barbosa, que comentou acerca da dimensão do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria e a importância da divulgação dos dados desses atendimentos e serviços prestados com foco na democracia.

Fechando a participação das autoridades que compuseram a mesa de abertura do evento, o deputado e presidente da Câmara Legislativa do DF, Wasny de Roure, ressaltou a importância do acesso direito dos ouvidores aos gestores e dirigentes dos órgãos, a fim de dinamizar o processo de resolubilidade das manifestações recebidas. Ele falou, ainda, sobre os desafios enfrentados pelos ouvidores, no dia a dia, e destacou a grandeza do trabalho de ouvir e servir a população, função primordial de um servidor público.

Fechando os trabalhos da manhã, a Ouvidora Geral do DF, Vera Lúcia Coelho, apresentou os dados reunidos no Balanço da Ouvidoria Geral, colhidos nesses últimos três anos e quatro meses de governo, e, ao final, apresentou vídeo institucional da Ouvidoria.

Na parte da tarde, Vera Coelho ministrou palestra sobre a importância da atuação do ouvidor como agente de transformação coletiva, a partir de manifestações individuais. Ela abordou temas relacionados ao dia a dia das ouvidorias, aos meios de comunicação e ao cidadão. Após, a plateia assistiu palestra especial com o mestre e doutor em Comunicação e professor da Universidade de Brasília, Fernando Paulino. Ele dividiu sua experiência como ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, e sanou dúvidas acerca do dia a dia dos ouvidores. Ao final, os ouvidores foram convidados a participar de um coquetel de confraternização ao som da cantora Márcia Paixão.


Assista ao vídeo da Ouvidoria Geral do DF, aqui.

Abaixo, faça o download do arquivo 'Balanço da Ouvidoria'.

Foto: Dep. Wasny

Ouvidoria Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162