Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/13 às 19h12 - Atualizado em 29/10/18 às 12h17

Gestão participativa – Ouvidoria Geral participa de Conferência da Promoção da Igualdade Racial

A Ouvidora-Geral do Governo do Distrito Federal, Vera Lúcia Coelho, participou neste sábado, 24/08, da III Conferência Distrital da Promoção da Igualdade Racial – evento organizado pela Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (SEPIR-DF), em conjunto com o Conselho de Defesa de Direitos dos Negros (CDDN). O tema central desta edição foi “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Distrito Federal Afirmativo”.

O encontro foi aberto a toda sociedade civil, movimentos sociais, sindicatos.

A primeira etapa da Conferência foi destinada a eleger os delegados da III Conferência Nacional de Combate ao Racismo – Conapir, que será realizada de 5 a 7 de novembro deste ano.

Os grupos étnicos foram divididos em equipe que tiveram orientações de especialistas que realizaram palestras com base nos quatro Subtemas que direcionaram o trabalho de debates nos eixos:

I – Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo (orientador Doutor Mario Teodoro – professor do Mestrado em Política Social da UnB);

II Política de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios (Wanderson Flor do Nascimento – professor da UnB e Doutor em Bioética pela Universidade-UNB);

III Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Planapir, órgãos da promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias (Nelson Inocêncio – professor do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UNB);

IV Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial (Vera Lúcia de Medeiros – Ouvidora Geral do GDF e Jacira da Silva Ouvidora da SEPIR/DF).

Ao explanar sobre as ouvidorias como instrumento de participação social, Vera Lúcia falou da importância da participação da Ouvidoria Geral do DF em eventos como a Conferência no sentido de formar multiplicadores do trabalho que vem sendo implantado no DF em relação às ouvidorias públicas. “É isso que estamos fazendo, trazendo as discussões sociais para o primeiro plano”.

“Nessa conferência alcançamos propostas contundentes para avançarmos na política da igualdade racial. Na esfera Distrital fortalecemos a implementação do Plano Distrital de Atenção ao Jovem e, a nível nacional elegemos 18 delegados, sendo 11 representantes da sociedade civil e 07 do governo que têm a missão de levar as propostas da III CONDPIR para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, discursou o Secretário de Estado da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial, Viridiano Custódio.

Já para a Secretária Adjunta da SEPIR/DF, Silvânia Temóteo, “na III CONDPIR chegamos a 40 metas apresentadas por participantes de todos os grupos. A partir desse relatório, vamos direcionar e priorizar as ações conjuntas entre a Secretaria Especial da Igualdade Racial o Governo do Distrito Federal, por meio do Plano da Política Distrital de Atenção ao Jovem.”.

Na ocasião, a ouvidora da Sepir, Jacira da Silva, falou sobre a importância do evento para a divulgação do serviço de Disque-racismo, disponível no número 156 opção 7. E pontuou que “esta conferência oportunizou que a sociedade civil da Capital Federal, as populações historicamente discriminadas, como a população negra, indígena e cigana pudessem ter voz”.

 

 Vera DEF

 

 Com informações da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial- Sepir

Ouvidoria Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162