Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/14 às 20h48 - Atualizado em 29/10/18 às 12h41

Fórum de Ouvidores debate criação de Projeto de Lei para a atividade

A equipe da Ouvidoria Geral participou, nessa semana, do Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas, promovido pela Ouvidoria Geral da União (OGU). O objetivo principal do evento foi debater a proposta de criação de um projeto de lei que regulamente a atividade de ouvidoria. Também, como um dos objetivos do encontro, foi possível promover diálogo sobre temas relevantes e atuais relacionados ao setor, como a proteção ao denunciante, Lei de Acesso à Informação, mediação, dentre outros assuntos.

Na opinião da Ouvidora Geral do DF, Vera Lúcia Coelho, o evento proporcionou valiosa oportunidade de interação e troca de experiências entre os profissionais de atividades semelhantes. “O DF foi presenteado com este Fórum. A Ouvidoria Geral da União tem realizado grande esforço para normatizar a atividade no país. Para a Rede de Ouvidorias do DF foi uma oportunidade ímpar, pois tivemos a oportunidade de trocar experiências com Ouvidorias de todo país”, destacou.

De acordo com o diretor de Planejamento da Ouvidoria Geral do DF, José dos Reis de Oliveira, a participação da OGDF no evento foi de suma importância, além de motivadora, pois, foi uma oportunidade de a equipe refletir acerca dos desafios que envolvem os representantes do Poder Público. “Reunir ouvidores de diversos setores e de todo o Brasil para discutir sobre um projeto de lei que busca garantir a obrigatoriedade do cargo de ouvidor, nas três esferas do governo, é motivador e nos faz refletir acerca das ideias e debates que envolvem os representantes do Poder Público e da sociedade civil, além, é claro, de buscar atender as expectativas do cidadão, beneficiário final e verdadeira razão do trabalho por nós desenvolvido”, comentou.

Durante a solenidade de abertura do Fórum, no dia 18, o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, afirmou que “o Governo Federal está fazendo a sua parte, com grande esforço, para colocar o país em um nível adequado em matéria de participação, de governo aberto, de governo transparente, e de viabilização do controle do poder pelo cidadão, que nós denominamos controle social”.

O ministro Gilberto Carvalho também reforçou o papel das ouvidorias, afirmando que o Governo Federal considera a atuação delas de extrema importância, pois são “parte integrante do processo de construção de uma verdadeira democracia”.

O Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas foi realizado durante três dias, no auditório do edifício sede do Banco Central do Brasil, e reuniu mais de 400 inscritos. O evento foi promovido em parceria com a Associação Nacional de Ouvidores Públicos (Anop), a Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombudsman (ABO), a Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec) com o apoio da Petrobras e do Banco Central do Brasil. Durante o evento foi realizado ainda a 4ª Reunião Geral de Ouvidorias Públicas, evento anual da Ouvidoria-Geral da União (OGU), órgão integrante da CGU.

 

Com informações da Ascom/CGU

Ouvidoria Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162