O que é o Modelo de Maturidade de Ouvidorias Públicas – MMOuP?
É um instrumento de referência para os gestores de Ouvidoria no processo de otimização dos objetivos, da estrutura e dos processos da ouvidoria, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União e implantado pela Ouvidoria-Geral do DF em 2022.
É como um autodiagnóstico da unidade de ouvidoria.
Principal objetivo:
Proporcionar uma oportunidade para uma reflexão conjunta sobre as características da unidade e as oportunidades de aperfeiçoamento de que ela dispõe.
Como é feita a análise de maturidade?
O MMOuP responde à necessidade de dotar as ouvidorias públicas de instrumentos de referência para o desenvolvimento institucional coordenados para a ampliação dos processos de integração entre as unidades e de criação de um ambiente de segurança jurídica ao administrado em suas interações com o Estado. Assim suas bases remontam às competências mais amplas das unidades, estabelecidas em Lei, buscando convergências e respeito às peculiaridades de cada unidade.
Estruturado em 4 dimensões, a análise de maturidade é alavancada a partir de avanços em todas elas.
Um pouco da história…
No início de 2022, ao realizar o auto-diagnóstico, a Ouvidoria-Geral do DF encontrava-se no “Nível Básico”, com pontuação de 2,68, com proposta de alteração de nível para Intermediário, com pontuação igual a 3. Ao longo do exercício foram desempenhadas várias ações, todas previstas no Plano de Ação de Ouvidoria – ciclo 2022, alcançando a pontuação de 3,00 na medição de dezembro.
Saiba mais:
https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/ouvidorias/modelo-de-maturidade-em-ouvidoria-publica
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162