A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal é responsável por desenvolver a Formação Continuada dos ouvidores no âmbito do DF.
Nosso grande objetivo aqui é proporcionar capacitação permanente, primando pela efetiva qualificação do servidor em prol da melhoria na prestação da atividade e dos serviços públicos.
Oferecemos e recomendamos cursos e oficinas que permitem aos servidores obter conhecimentos, habilidades e atitudes para atuarem como profissionais ouvidores-gestores. Queremos nossas ouvidorias atuando como efetivas ferramenta de gestão.
⇒ Essa Formação é composta por uma trilha de aprendizagem que contempla 2 módulos:
– Módulo: OUVIDORIA EM AÇÃO— ambientar os novos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria por meio da apresentação das ferramentas de trabalho, metodologias a serem utilizadas e normas aplicáveis
– Módulo: INOVAÇÃO E RESULTADOS— aprofundar os conhecimentos e as práticas dos ouvidores ou membros das equipes, trocas de experiências, aprimorando os conhecimentos adquiridos pelos ouvidores ou membros das equipes de ouvidoria, com o intuito de propiciar ao servidor instrumentos e ferramentas gerenciais que o qualifiquem de forma eficiente.
⇒ Certificação
– Após conclusão de cada curso, o aluno receberá certificado específico emitido pela Escola de Governo (EGOV). Os cursos tem duração de 20 horas.
*Observação: O módulo OUVIDORIA E AÇÃO – Cursos: Ouvidoria 360° e Ouvidoria 360 Aplicada – é obrigatório para novos ouvidores.
*Observação: as datas dos cursos podem sofrer alterações a qualquer tempo.
MÓDULO: Ouvidoria em ação – Obrigatório para novos ouvidores
|
|||
Curso: Ouvidoria 360° – Temas: atendimento, tratamento de manifestações, atuação estratégica da ouvidoria, Lei de Acesso à Informação e denúncia
|
|||
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO |
HORÁRIO |
TURMA |
31/03/2025
|
04/04/2025 |
8 às 12h – Matutino |
1 |
04/08/2025
|
08/08/2025 |
8 às 12h – Matutino |
2 |
20/10/2025
|
24/10/2025 |
8 às 12h – Matutino |
3 |
Curso: Ouvidoria 360° Aplicada – Temas: rotinas e prática de atendimento, tratamento de manifestações (prazos, qualidade da resposta, LGPD), rotinas de governança e postura e construções estratégicas
|
|||
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO |
HORÁRIO |
TURMA |
02/06/2025 |
06/06/2025 |
14 às 18h – Vespertino |
1 |
24/11/2025 |
28/11/2025 |
14 às 18h – Vespertino |
2 |
MÓDULO: Inovação e resultados
|
|||
Curso: Ouvidoria estratégica – Temas: Ouvidoria na governança de serviços, construção de projetos, trabalhando com informações estratégicas e estruturando dados.
|
|||
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO
|
HORÁRIO |
TURMA |
12/05/2025
|
16/05/2025 |
8 às 12h – Matutino |
1 |
29/09/2025
|
03/10/2025 |
8 às 12h – Matutino |
2 |
Curso: Da legislação ao atendimento de ouvidoria – Temas: LAI, LGPD e rotinas de atendimento, atendimentos complexos
|
|||
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO |
HORÁRIO |
TURMA |
26/05/2025
|
30/05/2025 |
8 às 12h – Matutino |
1 |
03/11/2025
|
07/11/2025 |
8 às 12h – Matutino |
2 |
CERTIFICAÇÃO EM GOVERNANÇA DE SERVIÇOS
⇒ Tem a finalidade de capacitar os ouvidores e demais servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Distrital.
|
|||
Curso: Formação em Governança de Serviços do GDF – em atualização
Instrutoras:
Cecília Souza da Fonseca e Maria Fernanda Cortes de |
|||
CURSO
|
DATAS DO CURSO |
HORÁRIO |
CARGA HORÁRIA |
Turma 1 |
em atualização |
14 às 18h – Vespertino |
44 horas |
Turma 2 |
em atualização |
14 às 18h – Vespertino |
44 horas |
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162