A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal é responsável por criar e desenvolver o Plano de Formação Continuada para os ouvidores do DF. Nosso principal objetivo é oferecer capacitação constante para melhorar a qualidade do trabalho e dos serviços públicos. Recomendamos e oferecemos cursos e oficinas para que os servidores adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para serem bons ouvidores-gestores. Queremos que nossas ouvidorias sejam ferramentas efetivas de gestão e governança de serviços.
⇒ Essa Formação é composta por uma trilha de aprendizagem que contempla 2 módulos:
– Módulo: OUVIDORIA EM AÇÃO — Com uma nova abordagem, trazemos a atualização do dia a dia nas ouvidorias, incluindo as ferramentas de trabalho, metodologias a serem utilizadas e normas aplicáveis: desde a teoria até a vivência prática. Destinado tanto a quem já trabalha com ouvidoria quanto a quem está chegando!
– Módulo: INOVAÇÃO E RESULTADOS — Aprofundamos os conhecimentos e as práticas dos ouvidores e membros das equipes com trocas de experiências e aprimoramento do aprendizado adquirido. Oferecemos instrumentos e ferramentas gerenciais que facilitam e qualificam nosso trabalho. Destinado a ouvidores e equipes de ouvidoria!
– NOVOS TEMAS — Sugestão de cursos complementares que contribuem para o desempenho do trabalho dos ouvidores e equipes, enriquecendo a ampliando os conhecimentos já acumulado.
⇒ Certificação
– Após conclusão de cada curso, o aluno receberá certificado específico emitido pela Escola de Governo (EGOV). Os cursos tem duração de 20 horas.
*Observação: O módulo OUVIDORIA E AÇÃO – Cursos: Ouvidoria 360° e Ouvidoria 360 Aplicada – é obrigatório para novos ouvidores.
*Observação: as datas dos cursos podem sofrer alterações a qualquer tempo.
MÓDULO: Ouvidoria em ação – Obrigatório para novos ouvidores
|
|||
Curso: Ouvidoria 360° – Temas: atendimento, tratamento de manifestações, atuação estratégica da ouvidoria, Lei de Acesso à Informação e denúncia Acesse aqui o material completo
|
|||
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO |
DURAÇÃO/HORÁRIO |
TURMA |
31/03/2025
|
04/04/2025 |
20 horas
|
1 |
04/08/2025
|
08/08/2025 |
20 horas |
2 |
20/10/2025
|
24/10/2025 |
20 horas |
3 |
Curso: Ouvidoria 360° Aplicada – Temas: rotinas e prática de atendimento, tratamento de manifestações (prazos, qualidade da resposta, LGPD), rotinas de governança e postura e construções estratégicas
|
|||
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO |
DURAÇÃO/HORÁRIO |
TURMA |
A confirmar |
A confirmar |
A confirmar |
1 |
24/11/2025 |
28/11/2025 |
20 horas |
2 |
MÓDULO: Inovação e resultados
|
|||
Curso: Ouvidoria estratégica – Temas: Ouvidoria na governança de serviços, construção de projetos, trabalhando com informações estratégicas e estruturando dados. Acesse aqui o material completo |
|||
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO
|
DURAÇÃO/HORÁRIO |
TURMA |
12/05/2025
|
16/05/2025 |
20 horas |
1 |
29/09/2025
|
03/10/2025 |
20 horas |
2 |
Curso: Da legislação ao atendimento de ouvidoria – Temas: LAI, LGPD e rotinas de atendimento, atendimentos complexos |
|||
INÍCIO DO CURSO
|
TÉRMINO DO CURSO |
DURAÇÃO/HORÁRIO |
TURMA |
26/05/2025
|
30/05/2025 |
20 horas |
1 |
03/11/2025
|
07/11/2025 |
20 horas |
2 |
NOVOS TEMAS
|
|||
CURSO |
TURMA/PERÍODO |
DURAÇÃO/HORÁRIO |
FORMATO/LOCAL |
Governança de Serviços – Construindo resultados a partir da Ouvidoria |
Turma 1 – 26/05 a 26/06/2025 Turma 2 – 28/07 a 28/08/2025 |
20 horas |
EAD/EGOV Virtual
|
IA + Ouvidoria: Escutar, Entender e Agir com Inteligência EGOV |
Turma 1 – 28/07 a 01/08/2025
|
20 horas |
Presencial/EGOV |
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162