Total de denúncias caiu 68% em relação ao mesmo período do ano passado
O total de manifestações de ouvidorias feitas pelo sistema OUV-DF, pela Central de Atendimento 162 ou presencialmente nas ouvidorias dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) aumentou 4,4% nos primeiros três meses de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Os elogios cresceram 15% e a grande maioria deles foi para servidores públicos e para os atendimentos de saúde. A população também utilizou a ouvidoria para fazer solicitações, que tiveram um aumento de 14%. As pessoas demandaram do governo a poda de árvores, manutenção de iluminação pública e das ruas, pedindo o serviço de tapa-buracos.
As reclamações também aumentaram, e a maioria delas foi relacionada a vagas nos centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Já as denúncias diminuíram consideravelmente, caindo 68% com relação aos três primeiros meses de 2021.
A internet é a forma mais utilizada pelas pessoas para falar com as ouvidorias do GDF.
Administração 24 horas
Lançado em abril deste ano, o Programa Administração Regional Digital 24 Horas tem fortalecido as ouvidorias como canal de relacionamento para receber solicitações de serviços de zeladoria como tapa-buraco, combate ao foco de dengue, manutenção de praças e jardins, entre outros.
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), está treinando e orientando as equipes das Administrações Regionais para oferecer um serviço melhor e cada vez mais ágil para as pessoas. Somente este ano, 144 servidores públicos já foram capacitados.
Além disso, a meta para 2022 é tornar o serviço de ouvidoria acessível para todos. “A inclusão e a acessibilidade são os pilares da Ouvidoria para este ano. Por isso, a Ouvidoria-Geral tem realizado diversas ações focadas na mudança de atitude. O atendimento em Libras, por exemplo, já está disponível para as pessoas surdas”, pontua o controlador-geral do Distrito Federal, Paulo Wanderson Martins.
Leia mais:
Solicitação de serviços às administrações regionais podem ser feitas 24 horas por dia
Por mais inclusão servidores das ouvidorias do GDF concluem curso de Libras
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162