Governo do Distrito Federal
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14/10/22 às 10h27 - Atualizado em 14/10/22 às 11h23

Manifestações de ouvidoria crescem 4,4% no primeiro trimestre de 2022

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Total de denúncias caiu 68% em relação ao mesmo período do ano passado

 

O total de manifestações de ouvidorias feitas pelo sistema OUV-DF, pela Central de Atendimento 162 ou presencialmente nas ouvidorias dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) aumentou 4,4% nos primeiros três meses de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado.

 

Os elogios cresceram 15% e a grande maioria deles foi para servidores públicos e para os atendimentos de saúde. A população também utilizou a ouvidoria para fazer solicitações, que tiveram um aumento de 14%. As pessoas demandaram do governo a poda de árvores, manutenção de iluminação pública e das ruas, pedindo o serviço de tapa-buracos.

As reclamações também aumentaram, e a maioria delas foi relacionada a vagas nos centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Já as denúncias diminuíram consideravelmente, caindo 68% com relação aos três primeiros meses de 2021.

 

A internet é a forma mais utilizada pelas pessoas para falar com as ouvidorias do GDF.

 

Administração 24 horas

Lançado em abril deste ano, o Programa Administração Regional Digital 24 Horas tem fortalecido as ouvidorias como canal de relacionamento para receber solicitações de serviços de zeladoria como tapa-buraco, combate ao foco de dengue, manutenção de praças e jardins, entre outros.

 

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), está treinando e orientando as equipes das Administrações Regionais para oferecer um serviço melhor e cada vez mais ágil para as pessoas. Somente este ano, 144 servidores públicos já foram capacitados.

 

Além disso, a meta para 2022 é tornar o serviço de ouvidoria acessível para todos. “A inclusão e a acessibilidade são os pilares da Ouvidoria para este ano. Por isso, a Ouvidoria-Geral tem realizado diversas ações focadas na mudança de atitude. O atendimento em Libras, por exemplo, já está disponível para as pessoas surdas”, pontua o controlador-geral do Distrito Federal, Paulo Wanderson Martins.

 

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Relatórios de Ouvidoria

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