Na última sexta-feira, 15 de outubro de 2021, a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF) concluiu mais uma ambientação com sucesso, desta vez de forma presencial, na sala de capacitação da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF). A capacitação contou com a participação de 11 instituições e carga horária total de 20 horas.
A ambientação é o processo de adaptação a um novo ambiente. Nesse sentido, a ambientação em ouvidoria consiste na integração do(a) novo(a) ouvidor(a) às suas novas funções e atividades, aos colegas de trabalho e a cultura organizacional da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF) e do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (SIGO/DF).
Antes da pandemia, juntamente com a nomeação do(a) ouvidor(a), ocorria uma reunião presencial na OGDF para dar acesso aos sistemas de ouvidorias e explicar os processos básicos organizacionais. Com a Covid-19 essa ambientação presencial não pôde acontecer e passou a ser realizada de forma virtual.
Foi então que, em abril do presente ano, instituiu-se o atual modelo de ambientação: formação de turmas de ouvidores(as) nomeados(as) e seus/suas substitutos(as), com o intuito de otimizar o tempo e fazer a integração entre os participantes, bem como capacitar o novo servidor às tarefas do dia-a-dia da ouvidoria.
Realizamos 3 ambientações em 2021 por meio de vídeo conferência e, neste mês de outubro, tivemos o enorme prazer de retomar esse contato de forma presencial, seguindo todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde.
“Nós somos uma Rede integrada e colaborativa. Cada vez que chega um servidor novo recebemos com muito acolhimento, pois cada um faz a diferença e precisa estar capacitado para manter o padrão de excelência do SIGO-DF” foram as palavras de abertura da Ouvidora-Geral, Cecília Fonseca, para os novos integrantes.
Confira abaixo os principais temas abordados durante a capacitação:
05/10 – Qualidade da Resposta
08/10 – Sistema Ouv-DF
14/10 – Carta de Serviços e Relatórios
15/10 – Denúncias e Lei de Acesso à Informação (LAI)
Tivemos como instrutores servidores da OGDF:
É com uma enorme satisfação que damos as boas-vindas aos novos(as) ouvidores(as) titulares e substitutos(as) das seguintes instituições:
Redação e arte: Lúcia Brasileiro de Figuerêdo Coimbra
Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162