Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/13 às 19h42 - Atualizado em 29/10/18 às 12h41

Reconhecimento – Ouvidoria da Saúde comemora cinco anos de atividades

Nesta quarta-feira, 18/12, os ouvidores vinculados à Ouvidoria da secretaria de saúde (SES), bem como demais servidores subordinados à Ouvidoria Geral do DF se reuniram no auditório da Câmara Legislativa para comemorarem os resultados conquistados pela ouvidoria da SES desde sua implantação em 2008.

Presente ao evento, a ouvidora geral do DF disse ser “uma grande satisfação poder comemorar junto aos ouvidores os cinco anos da ouvidoria da saúde, vinculada a uma das áreas de grande importância para a população. Por meio dela o cidadão pode imprimir a sua avaliação sobre como vem sendo gerido o sistema de saúde público no DF. Isso é primordial para nós”.

Convidado, o deputado distrital Wasny de Roure pontuou que “a ouvidoria é um projeto de sociedade mais democrática” e parabenizou a todos pelo trabalho que vem sendo desempenhado.

Na ocasião, o deputado pontuou as dificuldades do sistema de saúde do DF devido a sua peculiaridade: as cidades do entorno serem mais próximas do DF do que do estado em que são vinculadas, destacando que “97% da demanda do Novo Gama,  município lindeiro ao DF, é atendida nas unidades de saúde do DF. Nossa responsabilidade é duplicada”.

Na ocasião, os presentes puderam assistir à palestra “Cidadania e controle social, ministrada pelo secretário municipal de Estado de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior.

Fulgêncio alertou para a importância de se realizar gestão de processos dentro da ouvidoria, com a elaboração de relatórios que visam orientar o gestor sobre as atitudes a serem tomadas.

“Para fazer gestão pública tem que haver comunicação e a ouvidoria fornece estes elementos para o estado”, discursou Fulgêncio ao falar sobre a importância da ouvidoria para o estado, bem como alertando para a importância da divulgação destes dados.

Ao final, a ouvidora da SES, Francis Nakle divulgou um balanço dos cinco anos de ações da ouvidoria a qual coordena e agradeceu a todos os ouvidores seccionais. “Este é o resultado de toda a equipe que trabalha na área de saúde do DF”, concluiu.

Ouvidoria SES – desde 2008

  • 114.386 manifestações
  • 20 ouvidorias seccionais
  • 163 interlocutores de ouvidoria – apoio técnico
  • Implantação de ouvidoria em todas as coordenações gerais de saúde

 

Ações realizadas em 2013

  • Criação de sete novas ouvidorias seccionais
  • Implantação pela Ouvidoria Geral do DF do Sistema de Ouvidoria
  • Descentralização da gestão de informações dos indicadores das coordenações regionais de saúde
  • Capacitação dos servidores
  • Efetivação do atendimento em relação à Lei de Acesso à Informação – 105 atendimentos
  • Ouvidoria ativa – projeto do SUS. Pesquisa da Rede Cegonha com as mães que tiveram filhos nos hospitais públicos do DF.

FOTO- SITE INTERNA

Ouvidoria-Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162